Uma obra do acaso

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma obra do acaso

Por

Jornalista e criador do inovador blog 365 Vezes no Vale, Fábio Kuhn divulgou nesta semana as belíssimas imagens do futuro belvedere do Rio Taquari, em Arroio do Meio. O espaço localizado na Rua Campos Sales, bairro Navegantes, surgiu quase por acaso. Eu explico. O ponto foi bastante atingido pela enchente histórica de 2020.

Como consequência, o poder público construiu um muro de gabião para evitar novos deslizamentos. E, após a finalização, surgiu a ideia de aproveitar o belíssimo espaço para criar um local de contemplação. Três propostas já foram encaminhadas para o governo avaliar a melhor forma de embelezar o novo ponto turístico. E vamos combinar. Não é preciso muito para tornar atrativo o local.

Crédito: Divulgação


Crédito: Reprodução/Instagram

Calvi e Freixo

Prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PTB) segue em viagem na capital federal. Nessa quarta-feira, o gestor se encontrou com o novo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ex-PSOL, ex-PSB, e atualmente no PT. Professor de História, Freixo iniciou na política em 2006, e passou pelas funções de deputado estadual e federal. Antes disso, atuou como pesquisador da ONG Justiça Global, e diretor do Sindicato dos Professores de São Gonçalo e Niterói. Ele também foi candidato a governador do Rio de Janeiro, em 2022.

Hoje ele é representante máximo da autarquia especial do Ministério do Turismo, responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.


Os gringos do Share

O inovador complexo residencial para estudantes construído em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) tem chamado a atenção dos estudantes estrangeiros. Hoje ao menos 15 “gringos” de diferentes nacionalidades vivem no Share.

E a tendência é aumentar. O local já conta com 130 camas ocupadas, e quando estiver com a capacidade completa poderá chegar próximo a 400 camas. Além dos alunos, o espaço também tem atraído outros públicos que buscam inspirações junto ao ambiente jovem e inovador.


Ações públicas X Políticas públicas

O projeto Estrelas do Conhecimento, idealizado pela Secretaria de Educação de Estrela e que já conta com a pré-participação de 10 outros municípios na edição deste ano, precisa ser transformado em política pública. O instigante e inovador projeto não pode ser uma “ação pública” do atual gestor estrelense. Pelo contrário. O evento merece ser levado a sério pelos futuros gestores e, inclusive, servir de exemplo para prefeitos e secretários de grandes cidades vizinhas.


O Senador e o Vale

O livro que retrata todas as principais belezas turísticas e culturais do Vale do Taquari também chegou ao Senado Federal. A inédita publicação produzida pelo Grupo A Hora foi entregue em mãos ao senador gaúcho Luiz Carlos Heinze (PP). O presente foi entregue pelo prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz (PP), durante visita do gestor a Brasília, na companhia dos vereadores Lorival Paulo Fleck (PP) e Wilkyns Gross (PTB). Aliás, a obra segue à venda na sede deste veículo de comunicação. E a exemplo dos agentes públicos, serve como um presente e tanto para amigos, familiares, e, claro, empreendedores interessados na região.


TIRO CURTO

• Promotor de justiça em Lajeado, Sérgio Diefenbach anunciou nas redes sociais que teve o celular clonado por criminosos. E o número do agente passou a ser utilizado para a aplicação de golpes. Infelizmente, é isso. Ninguém está imune a estes golpistas virtuais.

• A pesquisa contratada pelo governo de Estrela mostra um bom desempenho do setor de comunicação da prefeitura. De acordo com o resultado da análise, 67,7% dos entrevistados recebe (de forma predominante) “notícias positivas” sobre a administração municipal, 13% recebe fatos negativos, 4,7% afirma “não receber informação”, e 14,% não sabe.

• Ainda em Estrela, o prefeito Elmar Schneider entrou em férias e repassou, ontem, o cargo para o vice-prefeito, João Schäffer.

• A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) publicou novo edital para concessão de uma pequena área do Porto de Estrela. O espaço será oferecido para empresas que trabalham, predominantemente, com o comércio de areia. Com um prazo de concessão de três anos, renováveis por mais três. Aliás, talvez seja um período pouco atraente para empreendedores de fora. Aguardemos!

• Apesar das queixas, o Departamento de Trânsito de Lajeado não pretende mudar a via preferencial no entroncamento das ruas Emílio Conrado e Pedro Kolling. A solução para o gargalo deverá ser o necessário aumento na sinalização. Tomara que funcione.

• Em Colinas, o novo presidente da câmara de vereadores pretende modernizar o Legislativo. Rodrigo Horn (MDB) quer revisar o Regimento Interno. Ocorre que o documento é de 1994, e conflita com a Lei Orgânica, atualizada em 2017. Além disso, a realidade do município mudou e muito nesses quase 30 anos.

• Ciclistas experientes já começam a questionar alguns pontos em construção da ciclovia intermunicipal entre Estrela, Colinas e Imigrante. Para eles, o espaço ficou estreito em determinados locais, e se confunde com uma simples pista de caminhada, ou com uma calçada de pedestres. Vale lembrar que a expectativa é alta. Assim como as cifras do governo estadual.

Acompanhe
nossas
redes sociais