Junto ao Piratini

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Junto ao Piratini

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As boas notícias continuam alentando o Vale do Taquari. Já disse e reforço mais uma vez: a região está muito bem representada junto ao novo governo do jovem tucano Eduardo Leite.

Além dos secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, a nossa região já possui mais de uma dezena de agentes designados para outros cargos estratégicos: Jonatan Brönstrup, Camila Diesel, Márcia Scherer, Mareli Vogel, Mariana Wermann, Gabriela Munhoz, Everton Pacheco, Henrique Lagemann, Cliver Fiegenbaum, Jatir Radaelli, e, conforme antecipamos no início da semana, Marcelo Mallmann.

E o número pode aumentar. Ex-prefeito de Arvorezinha e candidato a deputado estadual em 2022, José Scorsatto segue cotado para assumir a presidência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).


“O Vale pujante”

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider participou do fórum O Rio Grande Pujante, realizado ontem, no centro de eventos da Sociedade Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), em Xangri-lá. O evento contou com a participação do governador, Eduardo Leite, o vice-governador, Gabriel Souza (foto), além de secretários estaduais e os presidentes da Fiergs, Farsul e Fecomércio.

Em pauta, os novos desafios da economia. E, nos bastidores, alguns aliados do prefeito estrelense já pensam em realizar um evento semelhante no Vale do Taquari. Afinal, nunca é demais reforçar nossos atributos.


O Canto na Assembleia

O novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), recebeu a visita de comitivas do interior do Estado na Sala dos Espelhos. Os encontros com grupos de Encantado, São Valentim, Nova Pádua, Ibirubá, Veranópolis e Marau ocorreram na quarta-feira à tarde.

Liderada pelo prefeito Jonas Calvi (PTB), a comitiva encantadense aproveitou o momento para divulgar a 17ª edição do Canto da Lagoa. O festival de música será realizado nos dias 30/3 (Estudantil), 31/3 (fase Regional) e nos dias 1° e 2/4 (fase Nacional/Mercosul), no Parque João Batista Marchese.

E os agentes locais querem a presença de líderes políticos e empresariais no evento. Para tal, a programação subiu a régua e, entre as atrações nacionais, destaque para Alceu Valença e Frejat.


TIRO CURTO

 

• A vereadora Ana da Apama (MDB) pede a retirada da “antena de celular desativada localizada na Bento Gonçalves esquina com a Rua Júlio May, bem como a providenciar a limpeza do terreno”. O espaço fica na área central de Lajeado, praticamente ao lado da prefeitura municipal.

• Com a ampliação do uso de ferramentas digitais para a prestação de serviços pela administração pública e a necessidade de adoção de práticas que garantam a segurança dos acessos, o governo de Lajeado iniciou o processo de transição para o uso da plataforma Gov.Br, do Governo Federal, como forma exclusiva de acesso aos serviços da prefeitura que são oferecidos pelo site oficial.

• Coordenador Regional do PT e suplente de vereador em Lajeado, Jones Fiegenbaum foi convidado para atuar na Secom, em Brasília. O convite partiu do Maneco (PT). E Fiegenbaum decidiu permanecer no Vale do Taquari.

• Além da Fiergs, a Federasul também emitiu nota oficial para se posicionar contra as mudanças do governo federal em relação ao Carf e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que decidiu colocar fim ao princípio constitucional do trânsito em julgado nas matérias tributárias. Para o setor empresarial, o risco causado pela mais nova insegurança jurídica ainda é incalculável.

• O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) ajuizou ação civil pública contra o Detran/RS para “afastar a restrição ilegal e inconstitucional existente na Portaria 181/2016 da autarquia, na parte em que limita o número máximo de Centros de Formação de Condutores credenciados nas cidades gaúchas de acordo com o tamanho da população, e permitir o credenciamento de todos os interessados que atendam os requisitos exigidos para a abertura.

• Em Lajeado, o Ministério Público instaurou procedimento para “analisar as precariedades e necessidades da EEEF Fernades Vieira”.

• Ex-prefeito de Teutônia e atual Chefe de Gabinete da Casa Civil do RS, Jonatan Brönstrup (PSDB) voltou a publicar imagens e informações de obras realizadas na gestão dele à frente do município. Para alguns analistas de plantão, é um claro sinal de que o jovem tucano será candidato em 2024. Aliás, Brönstrup visitou nesta semana o atual prefeito, Celso Forneck (PDT).

 

Acompanhe
nossas
redes sociais