Começa instalação de semáforos inteligentes em Estrela

TRÂNSITO

Começa instalação de semáforos inteligentes em Estrela

Dois conjuntos semafóricos serão substituídos na Avenida Rio Branco. Projeto para outro entroncamento, hoje gargalo do trânsito estrelense, está em processo de licitação 

Por

Começa instalação de semáforos inteligentes em Estrela
Novos equipamentos serão colocados na Avenida Rio Branco e cruzamentos onde já existiam os aparelhos mais antigos (Foto: Divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A instalação dos novos semáforos inteligentes de Estrela começou na manhã desta quarta-feira, 8. Inicialmente serão dois novos conjuntos semafóricos, equipados com a mais moderna tecnologia, que substituirão os já existentes na Avenida Rio Branco e cruzamentos.

Investimento por parte da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública supera os R$ 170 mil. Projeto para mudanças no entroncamento das ruas Cel. Müssnich com a Cel. Brito, um dos gargalos do trânsito estrelense, está em andamento e também prevê a instalação dos novos equipamentos, ainda não em uso no local.

Inicialmente serão dois pontos beneficiados, nos cruzamentos da Avenida Rio Branco com a Rua Balduíno Pedro Vier, e também da mesma avenida com as ruas Coronel Müssnich e Nilo Peçanha. A ação, coordenada pelo Departamento de Trânsito, deve transcorrer ao longo da semana e tem previsão de início de uso para segunda-feira, 13.

O titular da secretaria, César Pereira da Silva, justifica o investimento. “No ano passado mesmo precisamos fazer uma operação para manutenção dos atuais semáforos, que são ainda da década de 90 e que nos últimos anos trouxeram alguns problemas ao dia a dia dos usuários, além de custos de manutenção. Por isso, não somente por uma questão de modernização, onde o trânsito precisa acompanhar e evoluir a partir das novas tecnologias, mas também no quesito economia, de tempo e valores, era uma demanda necessária”, comenta

Tecnologia

De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito, Frederico Diehl, os semáforos trazem a mais moderna tecnologia, inclusive melhor orientação visual através de modernos leds e cronômetros digitais.

Também poderão, a partir da futura instalação de câmeras, fazerem uso de um recurso que permitirá ao próprio equipamento controlar o período de atividade do semáforo em modo aberto ou fechado conforme o fluxo de veículos em trânsito nas respectivas vias. Contudo, desde já os conjuntos aceitarão prévias programações. Conforme o levantamento dos horários de pico ou menor uso da via, será possível permitir a programação de diferentes horários/períodos para manter a mesma livre ou fechada.

Outra novidade será a retomada do uso de botoeiras para a travessia de pedestres. “Isso dará mais segurança aos pedestres e permitirá uma maior fluidez aos veículos nos momentos em que não há necessidade de interromper as vias para as travessias de pessoas”, comenta.

Acompanhe
nossas
redes sociais