É hora de inovar, governador. É hora do “free flow”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

É hora de inovar, governador. É hora do “free flow”

Por

Atualizado terça-feira,
31 de Janeiro de 2023 às 08:44

A primeira reunião oficial entre o “novo” governo estadual e um grupo de trabalho formado por agentes públicos e privados do Vale do Taquari ocorre na manhã de hoje. E o assunto não poderia ser outro: as concessões das nossas rodovias estaduais pedagiadas.

O encontro vai reunir os representantes do Codevat, Luciano Moresco, da CIC-VT, Ivandro Rosa, o Secretário Estadual de Concessões e Parcerias, Pedro Capeluppi, e também os empresários Adelar Steffler, Diego Tomasi e Gilberto Picinini, todos interessados na área da logística e transporte de produtos.

E todos são unânimes na reivindicação do chamado free flow, que é a cobrança por quilômetro rodado, de forma automática, e sem cancelas. É algo inédito no Estado (ontem iniciou o primeiro modelo nacional, na Rodovia Rio-Santos). É pensar fora da caixa. É inovar. É um case para ficar na história. E depende de você, governador.

Crédito: Divulgação


O Vale no Paleta Atlântida

O Paleta Atlântida não atingiu a marca de “maior churrasco do mundo”. Ao fim de toda a mobilização, e segundo as regras do Guinness World, os mais de 1,6 mil churrasqueiros não conseguiram cumprir os critérios necessários para garantir a importante marca mundial. Mas isso é de menos.

Afora a ânsia pela quebra do atual recorde, tudo ocorreu de forma muito harmoniosa e foi bonito de ver toda a mobilização registrada na faixa de areia entre a plataforma de Atlântida e o já extinto Hotel Termas Xangrila. Além dos assadores, outras milhares de pessoas passaram pelo espaço para fotografar, provar e admirar as mais variadas técnicas e cortes do nosso churrasco. E, claro, muitas pessoas aqui da nossa região também participaram do imponente evento.

Além de diversas empresas, que aproveitaram a grande movimentação para apresentar as suas novidades e potencializar contatos com novos e antigos clientes, foi expressivo o número de voluntários (ou meros apreciadores do bom churrasco) da nossa região. E quem também não perdeu a chance de aproveitar uma boa carne foi o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Leandro Arenhart.

Aliás, ele nunca dispensa uma boa gastronomia. Ele esteve no evento na companhia do vice-presidente da entidade e também Secretário de Turismo de Encantado, Charles Rossner. Por lá, ambos aproveitaram para reforçar algumas demandas junto aos agentes do alto escalão do governo estadual. Entre eles, o vice-governador, Gabriel Souza.

Crédito: Divulgação


Interesse no Porto de Estrela

Presidente da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), Elaine Strehl participou do programa Frente e Verso nessa segunda-feira. E ela reforçou, ao lado do empresário e presidente do Conselho de Administração da E-Log, Nilto Scapin, que já existem algumas empresas interessadas na retomada do Porto de Estrela.

Sem citar nomes, até porque a estratégia de cada empreendedor depende dessa discrição, Elaine reforçou que os serviços de dragagem do trecho do Rio Taquari entre o porto e a eclusa são essenciais para atender aos anseios desses empresários. Da mesma forma, o interesse do empresariado é crucial para o Dnit levar a sério a dragagem.


Novos parques e as permutas

O avanço do Parque Ney Arruda, no centro de Lajeado, faz despertar o desejo por espaços semelhantes em outras cidades e, também, nos bairros mais periféricos do principal município do Vale do Taquari. No Santo Antônio, por exemplo, faz anos que a comunidade cobra uma área de lazer decente para as crianças e adolescentes.

Em Conventos é a mesma coisa. E tudo isso tende a aumentar com o crescimento exponencial da população lajeadense. Diante disso, o Executivo municipal deve avançar com um modelo que já funcionou no bairro São Cristóvão, por exemplo, e que consiste em algo muito simples: o governo repassa áreas públicas de interesse dos construtores, e, em troca, as empresas realizam as obras dessas novas áreas de lazer. É a famosa “permuta”.


Uma década de atraso

O anúncio sobre a retomada das obras de uma quadra esportiva no bairro Boa União precisa ser celebrado em Estrela. O atual governo busca resolver uma demanda histórica daquela localidade. Mas é necessário criticar a morosidade deste importante empreendimento público. A construção do aguardado espaço para a prática desportiva se arrasta faz mais de dez anos.

É isso mesmo. A comunidade daquela densa região aguarda há mais de uma década pela conclusão da estrutura. E terá de esperar ainda mais pela finalização do ginásio de esportes. Afinal, a cobertura da referida quadra ainda vai gerar novos e melancólicos capítulos desta interminável novela.


TIRO CURTO

• O Tribunal de Contas do Estado realizará levantamento sobre as estruturas e políticas de segurança pública dos municípios gaúchos. O objetivo é conhecer mais profundamente o que as cidades têm feito neste segmento, com destaque para as iniciativas de prevenção à violência. E Lajeado tem tudo para ser destaque estadual.

• Novo governador paulista, Tarcísio de Freitas confirmou que o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, vai trabalhar no seu governo.

• A eleição municipal ocorre em outubro de 2024. Mas os jogos já começaram. Em Estrela, por exemplo, foram sete candidatos a prefeito em 2020. Muitos deles estão aliados ao atual gestor, Elmar Schneider. E alguns já demonstram interesse em concorrer novamente contra Schneidinha.

• Ainda em Estrela, Rodrigo Pereira deixa a função de Chefe de Gabinete do prefeito Elmar Schneider. Ele retorna para Brasília onde vai atuar na assessoria do deputado federal Dirceu Franciscon (União Brasil).

• Guilherme Engster deve assumir a função de Chefe de Gabinete do governo de Estrela. Ah, e por falar em Elmar Schneider, o prefeito retornou nesta semana ao cargo.

• Cliver André Fiegenbaum assumiu o cargo de Diretor de Departamento Adjunto no Departamento Administrativo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. Ele é mais um representante de Estrela na pasta comandada por Carlos Rafael Mallmann. Além dele, Henrique Lagemann também faz parte do quadro de assessores.

Acompanhe
nossas
redes sociais