Show internacional integra programação do Sesc para 2023

CULTURA

Show internacional integra programação do Sesc para 2023

Em março, a norte-americana JJ Thames traz o blues para Lajeado. Neste ano, instituição também retorna com o Projeto Portal Cultura

Por

Show internacional integra programação do Sesc para 2023
Artista norte-americana JJ Thames apresenta canções de Tina Turner e Etta James. Crédito: Divulgação
Lajeado

De oficinas de teatro a seminários de educação e shows internacionais, a programação cultural do Sesc Lajeado para 2023 está lançada e tem atividades para todos os públicos. No calendário de eventos, um dos destaques é o espetáculo da norte-americana JJ Thames com a Alexandre França Guitar Band, em março.

Antes disso, em janeiro e fevereiro, a Colônia de Férias ocorre nos municípios de Colinas e Fazenda Vilanova, para atender as crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no período de recesso escolar. Entre as atividades desenvolvidas, estão gincanas de integração, esportes radicais com parede de escalada, tirolesa e rapel, além de oficinas de escotismo.

As atividades do Sesquinho e das turmas da Educação de Jovens e Adultos (Eja) voltam a partir de março. E, do dia 6 de março a 26 de abril, a instituição promove a 2ª Edição do Seminário Internacional Sesc de Educação, com palestrantes do Brasil, Portugal e Argentina. Serão mais de 25 mil professores do estado participantes do evento.

A programação é online voltada, em especial, para professores das secretarias municipais de educação. Profissionais de todas as redes de ensino podem participar. As inscrições para o seminário são de 13 de fevereiro a 3 de março.

Noite de blues em Lajeado

De acordo com o agente de cultura do Sesc Lajeado, Jéverson Mariani Oliveira, 2023 é o ano da Cultura do Sesc. Assim, além das atividades tradicionais, a entidade também recebe produções internacionais como JJ Thames, do Mississippi.

A artista norte-americana traz uma noite de blues, soul e rock para Lajeado, com clássicos de Etta James e Tina Turner, além de músicas autorais. A cantora será acompanhada pela Alexandre França Guitar Band, composta por Sergio Selbach no baixo, Clark Carballo na bateria e Felipe Magon no teclado.

Teatro nas escolas

Neste ano, o Sesc também lança o projeto Portal Cultura, com o objetivo de transformar Lajeado na cidade do teatro amador. A iniciativa já foi executada por quase 10 anos antes da pandemia, mas, agora, apresenta um novo formato.

O edital será lançado em março, com três meses de capacitação para professores de escolas públicas e privadas na área do teatro, dança e música. Assim, os profissionais são responsáveis por desenvolver o projeto dentro de suas instituições de ensino, com a criação de um grupo de teatro. O resultado da iniciativa poderá ser conferido em novembro e dezembro, com apresentação de uma peça teatral organizada por cada grupo.

Ao fim dos espetáculos, além de um troféu de participação, haverá premiações para os destaques como melhor ator e atriz, maior grupo, maior público, entre outros. Além disso, por meio do projeto Teatro A Mil, da instituição, duas peças teatrais serão apresentadas em escolas públicas. A instituição também oferece oficinas de teatro, dança e circo de forma gratuita para os estudantes.

A programação do Sesc também integra, em agosto, a tradicional Feira do Livro de Lajeado, que chega em sua 17ª edição com novidades na Praça da Matriz. Mais informações sobre as atividades podem ser conferidas pelo telefone (51) 9.8921.8370 ou (51) 3714 2266.

Acompanhe
nossas
redes sociais