Detran inicia emissão de documentos do licenciamento 2023

RIO GRANDE DO SUL

Detran inicia emissão de documentos do licenciamento 2023

Mais de 1 milhão de Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) já foram gerados

Por

Atualizado terça-feira,
03 de Janeiro de 2023 às 22:14

Detran inicia emissão de documentos do licenciamento 2023
Crédito: Detran/RS/Divulgação
Estado
Gustavo Adolfo 03

Proprietários de veículos que anteciparam IPVA e demais obrigações do licenciamento anual poderão acessar o documento de 2023 na Central de Serviços do DetranRS e Carteira Digital de Trânsito nos próximos dias. Com a virada do ano, o sistema da autarquia começa a gerar os documentos atualizados em lotes, segundo critérios de urgência (licenciamento vencido, por exemplo) e data do pagamento.

Somente na segunda (2) e terça-feira (3) até as 9h, mais de 1 milhão de Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) já foram gerados. A atualização de todo o passivo deve se dar até quarta-feira (4). A partir daí, a atualização ocorre em até 24 horas.

O documento 2022 vale até 30 de junho para placas com final de 1 a 5 e até 31 de julho para placas com final de 6 a 0. O calendário de licenciamento 2023, publicado na Portaria DetranRS 560/2022, traz as datas de vencimento do licenciamento anual dos veículos registrados no Rio Grande do Sul, bem como as datas-limite para transitar com o documento de 2022.

Assim como nos últimos anos, as datas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores não coincidem com o calendário de licenciamento do DetranRS. Embora o IPVA vença em abril para todos os veículos, o prazo de licenciamento se estende ate junho ou julho, dependendo do final da placa.

O DetranRS esclarece que, devido ao volume, os documentos da antecipação podem levar alguns dias para serem emitidos. Após o processamento do acumulado, o prazo para emissão é de 24 horas após o pagamento de todas as taxas.

Composição do licenciamento

Para licenciar o veículo para 2023, além de pagar o IPVA, é necessária a quitação de multas vencidas e da taxa do DetranRS de R$ 94,10 (valor para pagamentos realizados até 31/1/23).

Em fevereiro, a taxa tem correção automática da UPF. O valor do Seguro Obrigatório (DPVAT) se manteve zerado em 2023, assim como vem ocorrendo nos últimos anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais