Noite para prestigiar cinco orquestras

ARROIO DO MEIO

Noite para prestigiar cinco orquestras

Evento inédito na cidade, Encontro de Orquestras comemora os 31 anos do Núcleo Municipal de Cultura e celebra os 88 anos de emancipação da cidade

Por

Atualizado sexta-feira,
25 de Novembro de 2022 às 08:04

Noite para prestigiar cinco orquestras
Programação deve reunir expressivo público e proporcionar troca de experiências entre músicos. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio

Troca de experiências e diversidade musical farão parte da noite de hoje, 25, na quadra esportiva da praça Flores da Cunha, a partir das 19h30min. O “Primeiro Encontro de Orquestras”, promovido em comemoração aos 31 anos de fundação do Núcleo Municipal de Cultura, reúne grupos de instrumentistas de cinco cidades: Arroio do Meio, Estrela, Travesseiro, Brochier e Westfália.

Regente da Orquestra de Estrela há 15 anos, Bernardo Hunecke, popular BH, entende que o evento é uma grande oportunidade, tanto para os músicos quanto para a comunidade. “Em noites assim, se vê trabalhos que você às vezes não tem contato em outras cidades. Esse intercâmbio sempre vem bem. Sem contar que tem orquestras que vai ser a primeira vez numa cidade como Arroio do Meio”, completa.

A volta aos palcos depois da pandemia também é um incentivo. “A gente fez muito material virtual durante a pandemia, mas nada como ter o calor humano de eventos ao vivo. Ainda mais quando é um encontro de orquestra, quando também podemos prestigiar outros trabalhos”, avalia Adriano Roberto Krahl, regente da Orquestra de Brochier.

O coordenador do Departamento Municipal de Cultura, Paulo Roberto Haas, tem boas expectativas para o evento. Para ele, a programação foi bem divulgada e o tempo deve ajudar. “A comunidade de Arroio do Meio sempre recebeu bem os eventos culturais, a exemplo do ocorreu semana passada na Girando Sol, com apresentação da Orquestra de Teutônia”, lembra.

Uma estrutura especial de som e luz está sendo montada para as apresentações. No intervalo de cada apresentação, ocorrem as danças dos grupos de dança alemãs Helmuth Kuhn do bairro São Caetano, Fröhsinn de Forqueta e o grupo da terceira idade, Tempo de Ações.

O encontro inédito em Arroio do Meio também integra as festividades de 88 anos de emancipação do município, que engloba show com banda Danúbio Azul na Rua de Eventos com desfile das candidatas à corte de soberanas e sorteio da campanha de prêmios da CDL e inauguração da decoração natalina.

O núcleo

O Núcleo Municipal de Cultura de Arroio do Meio é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 8 de abril de 1991. Tem como objetivos motivar, integrar, incrementar e desenvolver as atividades culturais.

O grupo realiza encontros mensais na primeira terça-feira de cada mês na Casa do Museu, reunindo a diretoria e representantes dos grupos culturais, do Poder Público Municipal e da Comunidade, para discutir e deliberar assuntos pertinentes à Cultura. Atualmente, 12 entidades integram a entidade e representam o canto coral, teatro, tradicionalismo gaúcho, artesanato e danças folclóricas alemãs.

Acompanhe
nossas
redes sociais