Caminho trilhado pela Mallmann Soluções Empresariais ilustra o quanto empreender é se aventurar

Lajeado Empreendedora

Caminho trilhado pela Mallmann Soluções Empresariais ilustra o quanto empreender é se aventurar

Inaugurado em 1991, escritório de contabilidade colaborou com o crescimento de diversos negócios da cidade e se tornou um alicerce para outras empresas

Por

Atualizado segunda-feira,
21 de Novembro de 2022 às 09:43

Caminho trilhado pela Mallmann Soluções Empresariais ilustra o quanto empreender é se aventurar
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma jornada empreendedora pode ser uma história de linhas tortas. Às vezes, também circulares. É o caso de Rui Mallmann, fundador da Mallmann Soluções Empresariais, um dos mais tradicionais escritórios de contabilidade de Lajeado. Na verdade, desde 1991, quando abriu as portas ao mercado, o escritório se tornou algo bem mais amplo.

Nascido em Lajeado, Mallmann cresceu no bairro Moinhos e estudou nas Escola São João e no Colégio Presidente Castelo Branco, o Castelinho. Contudo, assim que concluiu o Ensino Médio, a vida o levou para longe. Para Ijuí, para ser mais exato. “Em 1979, eu tinha um irmão que morava em Ijuí.  Naquela época, o conceito do curso de Administração da FIDENE, atual Unijuí, era um dos melhores do Estado. Decidi ir para lá, mas sempre com a ideia de voltar para Lajeado”, lembra.

Mallmann retornaria, mas não sem passar por uma importante mudança. Durante um dia de aula, um professor o provocou com a questão: por que ele escolheu fazer Administração? Uma semana se passou entre o momento da pergunta e a ocasião da resposta. “Não sabia o que dizer a ele. Ele ainda insistiu e perguntou se minha família tinha negócios. Contei que meu pai já havia até falecido. Foi quando o professor me disse para trocar para Contabilidade. Nem pensei. Apenas aceitei”, conta.

Curso trocado, logo ele se destacou e foi recrutado pela COTRIJUI, até então uma das maiores cooperativas da América. Lá, ele pôde atuar na contabilidade de uma das subsidiárias, que aliada aos melhores recursos tecnológicos da época, foram essenciais para sua formação. A decisão de voltar a Lajeado surgiu a partir de uma vaga em um escritório da cidade, onde trabalhou por quatro anos. Essa jornada gerou e amadureceu a ideia de empreender.

Ao lado de mais dois colegas, Mallmann abriu o escritório em um “puxadinho” de 35 metros quadrados, que logo ficou pequeno. Esse processo de crescimento coincidiu com os dos seus primeiros clientes, como OBRA Materiais de Construção, Sorvebom, entre outros. No ano de 2000, a empresa inaugurou a sede onde hoje estão estabelecidos e, com o tempo, seus três filhos entraram no negócio. Rodrigo, o mais velho, é advogado, enquanto Tais e Letícia caminham para concluir a graduação em psicologia, o que será determinante para os próximos passos da empresa.

“Queremos ter todas as soluções para o cliente dentro do mesmo ambiente. O contador não faz tudo, mas ele tem que saber quem faz. Por isso a importância do contador na vida do empresário”, conclui Mallmann, que traduz como empreender também é viver uma aventura.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais