Evento técnico incentiva uso de tecnologia na atividade leiteira

FÓRUM TECNOLÓGICO DO LEITE

Evento técnico incentiva uso de tecnologia na atividade leiteira

Programação no Colégio Teutônia, reuniu 320 participantes. Palestrantes indicaram sistemas para reduzir estresse térmico no gado leiteiro e ampliar produtividade

Por

Evento técnico incentiva uso de tecnologia na atividade leiteira
Palestra com o médico veterinário Adriano Seddon abordou conforto térmico e bem-estar animal. Crédito: Felipe Neitzke
Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ampliar a produção leiteira nas propriedades a partir do uso de tecnologia foi o objetivo do evento técnico promovido ontem no Colégio Teutônia. A programação vai ao encontro da representatividade do setor no Vale, onde mais de 4,5 mil produtores se dedicam à atividade.

Este ano, o Fórum Tecnológico do Leite contou com duas etapas, a primeira dela em formato virtual e o segundo momento que marca a retomada do encontro presencial entre estudantes, técnicos, produtores e empresários. A atividade em parceria da Emater/Ascar-RS contou com 320 participantes.

Entre as palestras, a temática sobre conforto térmico conduzida pelo médico veterinário Adriano Seddon. Voltado às condições climáticas da região, com verão de temperaturas extremas e maior umidade do ar, ele indicou sistemas de resfriamento que proporcionam o bem-estar animal.

Na avaliação de Seddon, a perda na produtividade chega a 30% caso o produtor não tenha o devido cuidado com a temperatura na qual o gado leiteiro é submetido. “O produtor não tem como interferir nas condições de mercado, mas pode fazer com que a vaca mantenha uma produção estável.”

Além disso, reforça que um investimento de R$ 300 em melhorar o conforto do animal pode retornar em um ganho de R$ 3,7 mil. “Existem quatro

estágios, o pré-parto, vaca seca, pós-parto e lactação que precisam de cuidado ainda maior e isso impacta de forma direta no desempenho da produção.”
O evento que proporcionou também atividades práticas, teve a participação de produtores que compartilharam experiências a partir de sistemas já instalados. Entre os modelos indicados para a região o confinamento do gado leiteiro em instalações free stall ou compost barn.

Qualificação ao setor

A potencialidade da produção leiteira na região foi exaltada pelo prefeito de Teutônia, Celso Forneck, ontem durante o evento. “Precisamos aproveitar ao máximo cada ferramenta que venha para proporcionar maior rentabilidade e menor esforço.”

Conforme o chefe do Executivo, mesmo que o produtor não implemente os sistemas sugeridos para o controle térmico do gado leiteiro, a participação nos eventos proporciona conhecimento e permite no futuro tomar a melhor decisão.

Pela avaliação da professora e coordenadora do curso Técnico em Agropecuária, Cristiana Terra, o sucesso do evento mostra o quanto o setor está preocupado na qualificação para gerar melhores resultados. “A atividade virtual teve mais de 1,1 mil visualizações e agora o encontro presencial esgotou todos os ingressos.”

Investimentos e sucessão

A produtora rural Judite Baron, 52, de Arroio do Meio participou do fórum em busca de sugestões para o futuro da propriedade. Ela e o marido se dedicam ao plantel de 16 vacas em produção e um aviário com mais de 16 mil aves. Ela reconhece a necessidade em fazer investimentos para ampliar a produtividade, ao mesmo tempo tem incertezas sobre a viabilidade.

“Os filhos trabalham na cidade e em casa somos apenas nós dois. Acho arriscado fazer financiamentos para ampliar as estruturas. Tudo o que apresentaram no evento é importante, mas na hora de fazer as contas é que surgem as dúvidas.”


Perfil regional

4,5 mil produtores  no Vale, sendo que

50,7% produzem até 150 litros por dia e

33 têm produção diária superior a 2,5 mil litros.

Mais de 20 empresas recolhem o leite na região

Acompanhe
nossas
redes sociais