Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva mostra exemplo de Santa Clara

Projeção nacional

Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva mostra exemplo de Santa Clara

Programa municipal Santa Clara Mais Feliz busca estimular a felicidade e cuidar da saúde emocional da comunidade

Por

Atualizado terça-feira,
20 de Setembro de 2022 às 11:35

Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva mostra exemplo de Santa Clara
Coordenadora do programa, Danielle Harth apresentou a experiência de Santa Clara em Porto Alegre. Crédito: Bianca Uebel
Santa Clara do Sul

O Programa Santa Clara + Feliz foi um dos cases de sucesso do IV Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, que ocorreu de 15 a 17 de setembro, no Centro de Eventos PUC-RS, em Porto Alegre. A iniciativa idealizada pelo governo municipal foi apresentada pela coordenadora do programa, Danielle Harth.

Intitulada de “Santa Clara do Sul: uma cidade mais feliz”, a apresentação teve como enfoque principal a importância da implementação de políticas públicas visando ao bem-estar e qualidade de vida das pessoas. “O programa é uma iniciativa inovadora no país baseada no FIB (Felicidade Interna Bruta) como indicador para mensurar o desenvolvimento do município”, destaca a coordenadora.

O FIB leva em consideração aspectos como bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida. “É muito gratificante poder representar Santa Clara do Sul num evento de tamanha importância, tendo a oportunidade de compartilhar experiências de psicologia positiva com convidados do Brasil e de outros países”, menciona Danielle.

De acordo com a coordenadora do programa, o Santa Clara + Feliz se propõe a diminuir e amenizar a dor emocional das pessoas e, assim, construir instrumentos que possibilitem o melhor bem-estar das pessoas.

Ações do projeto

As ações do programa Santa Clara Mais Feliz são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde. No momento, conforme a secretária Iara Kohlrausch, em torno de 400 pessoas são atendidas diretamente, desde crianças até idosos, através de rodas de conversa, grupos de caminhada, grupos de ginástica, grupos de arteterapia, entre outras atividades, como os Piqueniques no Parque Odilo Klein realizados sempre no último domingo do mês.

Outro projeto em andamento por meio do programa é a implementação de uma horta comunitária num terreno que fica próximo à Escola de Educação Infantil Criança Feliz. O grupo responsável tem realizado encontros e o preparo da terra para o plantio já está em andamento.

SAIBA MAIS

O Santa Clara + Feliz é um programa de felicidade voltado para todos os moradores da cidade. Ele foi construído a partir dos resultados da Pesquisa de Felicidade Interna Bruta (FIB) que foi realizada com a população e com os servidores públicos. Foram mais de 700 respostas.

O questionário foi traduzido e adaptado da pesquisa original do Butão, país que construiu essa metodologia de mensuração do desenvolvimento de uma comunidade.

Em Santa Clara do Sul, as iniciativas são baseadas em quatro Pilares da Felicidade: Engajamento, Emoções positivas, Educação e Cultura, Atividades Físicas. Em cada uma delas são realizadas ações para favorecer a percepção e sensação de felicidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais