Oficinas gratuitas marcam 27º aniversário do Jardim Botânico de Lajeado

MEIO AMBIENTE

Oficinas gratuitas marcam 27º aniversário do Jardim Botânico de Lajeado

Celebração é neste domingo, 18. No próximo fim de semana, espaço também será sede do 7º Concerto da Primavera

Por

Atualizado domingo,
18 de Setembro de 2022 às 16:05

Oficinas gratuitas marcam 27º aniversário do Jardim Botânico de Lajeado
Entre as atividades, estava uma oficina de pintura em tela
Lajeado

O Jardim Botânico de Lajeado completa 27 anos neste domingo, 18, e tem programação especial, com oficinas gratuitas à comunidade. As atividades ocorrem no próprio espaço. 

A programação iniciou cedo, e às 7h, ocorreu uma observação de aves, com Hamilton Grillo e Cleberton Bianchini. Durante a atividade, os participantes aprenderam técnicas de observação com a ajuda dos guias, além de identificarem algumas espécies presentes no jardim. 

Já durante a tarde, ocorreu a oficina de pintura de árvores em tela, com Nestor Bresolin Jr, que também apresentou um resgate dos domínios florestais durante a história da arte. Depois, foram ensinadas técnicas de pintura e cada participante pintou uma tela ao ar livre. 

Oficina de mandala foi ministrada por Elisara Dias

Também durante a tarde, uma oficina de mandalas, com Elisara Dias, convidou a comunidade para pintar em rochas e criar sua própria mandala. De acordo com a coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, a ideia dessa programação é trazer a comunidade para conhecer o espaço. 

O Jardim Botânico é uma área de preservação e educação ambiental criada no governo de Leopoldo Feldens. Antes, o local era uma área industrial, que foi transformada em área de especial interesse ecológico, em 1995. Alguns anos depois, foram plantadas as primeiras coleções botânicas. Com essa criação, parte da mata nativa dos 26 hectares do jardim também se regenerou.

“O Jardim Botânico é diferente de um parque comum. Tem todo um propósito de preservação botânica, mas também de toda a fauna que depende das plantas para sobreviver”, destaca Edith.  

O espaço está aberto para visitação de forma gratuita todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 8h às 11h30 e de 13h30 às 19h. 

Concerto da Primavera

No próximo domingo, 25, a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Lajeado também organiza a 7° edição do Concerto da Primavera, no Jardim Botânico. O evento tem início às 14h e conta com apresentações da Banda da Casa de Cultura, Orquestra Base e Coral Infantil do Colégio Gustavo Adolfo, e da Orquestra da Slan.

A novidade para esta edição é o espaço para as floriculturas do município exporem suas plantas. Cada floricultura poderá utilizar um espaço de 3m x 3m, onde poderá instalar mesa ou gazebo, sendo a estrutura de responsabilidade do expositor. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp (51) 3982-1099 e/ou e-mail sema.jardimbotanico@lajeado.rs.gov.br.

 

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais