Curso de Letras da Univates é o melhor do Brasil no Conceito Enade, aponta Inep 

GRADUAÇÃO

Curso de Letras da Univates é o melhor do Brasil no Conceito Enade, aponta Inep 

Três cursos da Univates obtiveram nota máxima em avaliação que considera o desempenho dos estudantes no Enade 2021

Por

Curso de Letras da Univates é o melhor do Brasil no Conceito Enade, aponta Inep 
Foto: Divulgação/Lucas George Wendt

O curso de licenciatura em Letras – Português e Inglês ofertado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) na modalidade presencial é o melhor do Brasil no Conceito Enade. O resultado foi divulgado na segunda-feira, 12, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foram apresentados em paralelo os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 e de dois Indicadores de Qualidade da Educação Superior ‒ o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Nessa edição, foram avaliados 18 cursos de graduação da instituição: Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado presenciais e licenciatura EAD), Design, Educação Física (licenciatura e bacharelado presenciais e licenciatura EAD), História (licenciatura presencial e EAD), Letras (licenciatura EAD), Letras – Espanhol (licenciatura presencial), Letras – Inglês (licenciatura presencial), Pedagogia (licenciatura presencial e EAD), Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.

Letras – Português e Inglês e os cursos presenciais de bacharelado em Educação Física e Superior de Tecnologia em Redes de Computadores obtiveram nota 5 no Conceito Enade, que utiliza o desempenho dos estudantes concluintes de cada curso no exame para atribuir uma nota de 1 a 5 para a graduação.

Já o conceito IDD é um indicador de qualidade que tem o objetivo de medir o valor agregado pelo processo formativo, como o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos dos estudantes.

De acordo com o Inep, o ciclo avaliativo abrangeu 7.997 cursos em 30 áreas de conhecimento, de diversas instituições de Ensino Superior do Brasil. Foram 492.461 estudantes inscritos, dos quais 74% eram de cursos de licenciatura, 19% de bacharelado e 7% de cursos tecnológicos.

Cursos da Univates em destaque

Os resultados fundamentam as ações de aprimoramento em projetos pedagógicos, em metodologias de ensino e da Instituição como um todo. Segundo o MEC, 25% dos cursos avaliados no País obtiveram nível de excelência na avaliação (notas 4 e 5). Já nos cursos da Univates, esse percentual é de quase 60%.

Melhores resultados

  • Ciências Biológicas – bacharelado: está entre os três melhores cursos do Rio Grande do Sul (RS) no IDD.
  • Ciências Biológicas – licenciatura (presencial): melhor curso do RS no IDD.
  • Design: está entre os quatro melhores cursos do RS no IDD.
  • Educação Física – bacharelado: 3º melhor curso do Brasil no Conceito Enade.
  • Educação Física – licenciatura (presencial): melhor curso do RS no IDD.
  • Gestão da Tecnologia da Informação: está entre os três melhores cursos das universidades do Sul do País no Conceito Enade.
  • Letras – Português e Inglês (presencial): melhor curso do País no Conceito Enade.
  • Redes de Computadores: está entre os três melhores cursos do Sul do Brasil no Conceito Enade.
  • Sistemas de Informação: está entre os três melhores cursos das universidades do Sul do País no IDD.

Acompanhe
nossas
redes sociais