Governo busca adesão a programa para fortalecer agroindústrias

MARQUES DE SOUZA

Governo busca adesão a programa para fortalecer agroindústrias

Sistema de inspeção autoriza empreendimentos a venderem produtos de origem animal e derivados em todo o país

Por

Governo busca adesão a programa para fortalecer agroindústrias
Projeto foi apresentado ao prefeito Fábio Mertz pelas médicas veterinárias Simone e Catarina. Giovane Weber/FW Comunicação
Marques de Souza

Com o objetivo de abrir novos mercados e ampliar as vendas por parte dos empreendedores, o município trabalha para conseguir a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Conforme a médica veterinária Simone Dadall, a proposta faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e ajuda a padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Segundo ela, os municípios e os Consórcios Públicos podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. “Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).”

Após a adesão da equivalência as agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados podem comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Seleção

O município faz parte do projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Público de Municípios (ConSIM), o qual tem por objetivo ampliar o número de cidades incluídos no Sisbi-POA, por meio da adequação e qualificação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari com seu Departamento de Inspeção Sanitária e municípios parceiros, entre eles Marques de Souza, foi selecionado para a participação no Projeto ConSIM 2022/2023 que está dividido em cinco etapas: inscrição, qualificação, capacitação, preparação para adesão e avaliação da equivalência.

De acordo com a médica veterinária Catarina Esquinatti, responsável pelo Departamento de Inspeção Sanitária do Consisa, a solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 4, em Belo Horizonte.

“O consórcio assinará o protocolo de intenções junto ao Mapa e a partir de então começa a fase de execução do projeto Consim, que vai ter o auxílio de consultorias técnicas que serão encaminhadas pelo Mapa. E esse trabalho todo será desenvolvido junto ao Serviço de Inspeção Municipal de Marques de Souza.”

Avanço

Para o prefeito Fábio Mertz (PP) a adesão significa uma nova fase para os empreendedores, com chance de ampliar a produção e conquistar novos mercados consumidores.

“Estimula o surgimento de mais agroindústrias, ajuda na diversificação, aumenta a renda e cria a oportunidade de levar nossos produtos para todo Brasil. Temos certeza que serão bem aceitos tendo em vista sua qualidade e cuidado em todas as etapas produtivas.”


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais