Copom eleva taxa Selic para 13,75% ao ano

Economia

Copom eleva taxa Selic para 13,75% ao ano

Reunião do Banco Central ocorreu na tarde desta quarta-feira, 3. Trata-se do 12° reajuste consecutivo

Por

Copom eleva taxa Selic para 13,75% ao ano
Foto: Divulgação
Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central,  elevou a Selic, a taxa básica de juros,  de 13,25% para 13,75% ao ano.  A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira, 3.  Esse foi o 12º reajuste consecutivo e o percentual de 0,5  repetiu o anterior. Também se trata do maior nível desde novembro de 2016.

“O Copom avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião.  Também enfatiza que seguirá vigilante e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas. Nota ainda que a incerteza da atual conjuntura, tanto doméstica quanto global, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação.”, afirmou em comunicado.

Selic

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em junho, o indicador fechou em 11,89% no acumulado de 12 meses, no maior nível para o mês desde 2015. No entanto, a prévia da inflação de agosto começa a mostrar desaceleração por causa da queda do preço da energia e da gasolina.

O valor está bastante acima do teto da meta de inflação. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 5% neste ano nem ficar abaixo de 2%.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais