Pela segunda vez na Serra Gaúcha, a Jornada do Sorvete reuniu mais de 200 fabricantes do Estado em dois dias de palestras, debates, negócios e networking. Promovido pela associação estadual do setor (Agagel), o evento realizado em Bento Gonçalves abordou temas que vão do cenário econômico à governança, passando por técnicas eficientes de atendimento.
Na abertura da Jornada, o presidente da Agagel, Gian Lisboa, reforçou a relevância do encontro anual no fortalecimento do setor e destacou a oportunidade de fechar parcerias para elevar os negócios. Ele também propôs a criação do Dia do Sorvete Gaúcho. “Poderemos criar um fato novo local para alavancar as vendas, driblar a sazonalidade e incentivar o consumo.”
O evento ainda foi marcado pela feira de fornecedores, com participação de marcas de diferentes estados do Brasil. Responsável pelo marketing da Sorvebom, Tassiana Eckhardt afirma que a principal tendência apresentada na exposição desse ano foram os produtos Plant Based, com foco no público vegano.
Para ela, a grande riqueza do evento é a troca de ideias e informações entre colegas sorveteiros. “O evento atrai pessoas de outros e Estados, que encontramos todos os anos. É muito bacana a união do setor, que permite esses momentos de troca.”
Presidente da Associação Brasileira do Setor, Martin Eckhardt foi um dos debatedores em painel com participação de Liboa, do vice-presidente da Agagel, Marcelo Melatti, e dos palestrantes do primeiro dia do evento. Entre os temas debatidos estiveram medidas para mitigar as consequências da alta dos insumos e a gestão de pessoas.
Setor eleva faturamento
Economista Sênior da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Giovani Baggio apresentou panorama econômico, com alertas quanto às adversidades provocadas pela pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo ele, ambas situações provocaram quebras nas cadeias produtivas mundiais e influenciaram preços de commodities, alimentos e combustíveis.
Com relação a economia brasileira, Baggio ressalta a previsão mais otimista para o PIB em 2022, cuja projeção inicial era de subir 1,3%. “O índice que deve ser revisto para cima, devido a alta no preço das commodities, melhora no mercado de trabalho, retomada do setor de serviços e medidas de auxílio do governo.”
Baggio também destacou os números do setor sorveteiro. Segundo ele, o segmento hoje emprega 25 mil pessoas no país e foi responsável pela geração de 900 novas vagas nos últimos 12 meses. No RS, o setor fechou o semestre com saldo positivo de empregos, além de faturamento 13% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Comportamento dos consumidores
Especialista em vendas, o escritor e palestrante motivacional Ricardo Lemos abordou a necessidade de treinar as equipes para compreender o comportamento dos novos consumidores.
Segundo ele, um dos principais aspectos está na digitalização das demandas de consumo, em especial a partir da pandemia. “As pessoas aprenderam a comprar online mais rápido do que as empresas aprenderam a vender, e esse é o grande desafio. “
Lemos reforça a importância de preparar profissionais capazes de manter o mesmo padrão de atendimento das lojas no mundo virtual. Cita como exemplo as mensagens no whatsApp, canal de venda preferido por 40% dos brasileiros.
Escrever corretamente, com atenção às regras de português, como acentos, pontuações e letras maiúsculas no início das frases estão entre as dicas. “Vender e atender no whats não se trata de responder mensagens, mas ter estratégias de trabalho”.
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