Associação propõe Dia do Sorvete Gaúcho

NEGÓCIOS EM PAUTA

Associação propõe Dia do Sorvete Gaúcho

Sugestão foi apresentada na abertura da 22ª Jornada do Sorvete. Evento em Bento Gonçalves reuniu representantes do setor entre os dias 14 e 15

Por

Associação propõe Dia do Sorvete Gaúcho
Presidente da Associação Brasileira do Setor, Martin Eckhardt (centro) foi um dos debatedores durante painel no primeiro dia do evento. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Pela segunda vez na Serra Gaúcha, a Jornada do Sorvete reuniu mais de 200 fabricantes do Estado em dois dias de palestras, debates, negócios e networking. Promovido pela associação estadual do setor (Agagel), o evento realizado em Bento Gonçalves abordou temas que vão do cenário econômico à governança, passando por técnicas eficientes de atendimento.

Na abertura da Jornada, o presidente da Agagel, Gian Lisboa, reforçou a relevância do encontro anual no fortalecimento do setor e destacou a oportunidade de fechar parcerias para elevar os negócios. Ele também propôs a criação do Dia do Sorvete Gaúcho. “Poderemos criar um fato novo local para alavancar as vendas, driblar a sazonalidade e incentivar o consumo.”

O evento ainda foi marcado pela feira de fornecedores, com participação de marcas de diferentes estados do Brasil. Responsável pelo marketing da Sorvebom, Tassiana Eckhardt afirma que a principal tendência apresentada na exposição desse ano foram os produtos Plant Based, com foco no público vegano.

Para ela, a grande riqueza do evento é a troca de ideias e informações entre colegas sorveteiros. “O evento atrai pessoas de outros e Estados, que encontramos todos os anos. É muito bacana a união do setor, que permite esses momentos de troca.”

Presidente da Associação Brasileira do Setor, Martin Eckhardt foi um dos debatedores em painel com participação de Liboa, do vice-presidente da Agagel, Marcelo Melatti, e dos palestrantes do primeiro dia do evento. Entre os temas debatidos estiveram medidas para mitigar as consequências da alta dos insumos e a gestão de pessoas.

Setor eleva faturamento

Economista Sênior da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Giovani Baggio apresentou panorama econômico, com alertas quanto às adversidades provocadas pela pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo ele, ambas situações provocaram quebras nas cadeias produtivas mundiais e influenciaram preços de commodities, alimentos e combustíveis.

Com relação a economia brasileira, Baggio ressalta a previsão mais otimista para o PIB em 2022, cuja projeção inicial era de subir 1,3%. “O índice que deve ser revisto para cima, devido a alta no preço das commodities, melhora no mercado de trabalho, retomada do setor de serviços e medidas de auxílio do governo.”

Baggio também destacou os números do setor sorveteiro. Segundo ele, o segmento hoje emprega 25 mil pessoas no país e foi responsável pela geração de 900 novas vagas nos últimos 12 meses. No RS, o setor fechou o semestre com saldo positivo de empregos, além de faturamento 13% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Comportamento dos consumidores

Especialista em vendas, o escritor e palestrante motivacional Ricardo Lemos abordou a necessidade de treinar as equipes para compreender o comportamento dos novos consumidores.

Segundo ele, um dos principais aspectos está na digitalização das demandas de consumo, em especial a partir da pandemia. “As pessoas aprenderam a comprar online mais rápido do que as empresas aprenderam a vender, e esse é o grande desafio. “

Lemos reforça a importância de preparar profissionais capazes de manter o mesmo padrão de atendimento das lojas no mundo virtual. Cita como exemplo as mensagens no whatsApp, canal de venda preferido por 40% dos brasileiros.

Escrever corretamente, com atenção às regras de português, como acentos, pontuações e letras maiúsculas no início das frases estão entre as dicas. “Vender e atender no whats não se trata de responder mensagens, mas ter estratégias de trabalho”.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais