Projetos especiais conectam o Grupo com as demandas regionais

A HORA 20 ANOS

Projetos especiais conectam o Grupo com as demandas regionais

Consciência ambiental, cultura, esporte, economia e política são temas abordados em reportagens especiais, debates e concursos

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Projetos especiais conectam o Grupo com as demandas regionais
Viver Cidades tem como mote a preservação ambiental e a sustentabilidade. Análise de água aponta qualidade dos mananciais. Crédito: Luciane Eschberger Ferreira
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A trajetória do Grupo A Hora é marcada pelo olhar amplo, aberto para o interesse das pessoas com foco no desenvolvimento do Vale do Taquari. Oferecer conteúdos e ações que atendam diversas faixas etárias e perfis se tornou mais do que uma aposta, é uma prática. “Entendemos que um grupo de comunicação precisa ir além do espectro de geração de notícias e conteúdos.

Para ser protagonista e auxiliar a sociedade em sua transformação e permanente evolução, o A Hora tem em seu portfólio projetos em diferentes áreas”, destaca o diretor de mercado e estratégia, Fernando Weiss. São vários braços e setores compreendidos nos projetos, porque a sociedade é eclética, destaca.

Por meio das ações, como debates, reportagens especiais, pesquisas e concursos, o A Hora contribui para uma compreensão maior e melhor dos temas e propicia uma reflexão que, muitas vezes, não se tem no dia a dia. “Os projetos se somam aos tantos movimentos que a comunidade regional já faz e que caracteriza o Vale do Taquari como um lugar desenvolvido, de uma região acima média.”

Weiss ressalta, ainda, a parceria de empresas e organizações nos projetos. “Isso mostra que estão alinhados com os temas propostos pelo A Hora e validam as nossas iniciativas.”

Olhar à natureza

Um dos projetos mais recentes, lançado este ano, é o Viver Cidades, voltado à consciência ambiental e à sustentabilidade. Para o promotor de Justiça Regional Ambiental, Sérgio da Fonseca Diefenbach, o A Hora é um dos poucos veículos de comunicação propositivo, que busca diversificar os temas abordados, com espaço ao debate de soluções.

“Nessa linha, eu vejo o Viver Cidades como um pilar estruturante fundamental e de colaboração da empresa para o futuro da nossa comunidade. Isso é um exemplo muito claro da utilidade social do meio de comunicação. Ele produz matéria e influencia no pensamento, no comportamento das pessoas.”
Abrir este espaço, na visão de Diefenbach, precisa coragem, consciência social e de mundo. “Isso estou percebendo no Grupo A Hora, que está indo além da notícia, está gerando ações.”

Esporte

Na área de esporte e saúde, um dos destaques é o Circuito dos Vales. Em uma proposta de joint venture (esforço conjunto para ações transversais), o Grupo A Hora e a Biotem deram impulso ao projeto este ano, ampliando o número de etapas e as modalidades.

O evento teve início em 2015, conforme relembra o educador físico Guilherme Marder. “Começamos com três etapas e passamos pela pandemia, com as pessoas enviando vídeos de suas corridas e caminhadas.”
Este ano, serão cinco etapas, com evento completo: corrida, caminhada, kangoo e ciclismo. Marder ainda destaca os shows que passaram a integrar a programação. “O Circuito dos Vales é uma evento que une esporte, saúde, qualidade de vida, arte e cultura.”

Marder realça que o projeto é para toda família, pois foi criada a categoria Kids do circuito. “É um orgulho muito grande ter a parceria com o Grupo A Hora. Juntos vamos engrandecer ainda mais o evento.” Na visão de dele, a participação de pessoas de outras regiões também contribui com o turismo e economia do Vale

Música e cidadania

Como forma de valorizar os artistas locais, o Grupo A Hora e o Sesc desenvolvem o Pratas da Casa. No palco, cantores, compositores e instrumentistas apresentam conteúdos autorais. Junto com isso, também ocorre uma ação beneficente, pois o público doa um quilo de alimento.

“O Grupo A Hora é um importante parceiro na divulgação das nossas ações em todas as áreas – cultura, esporte, lazer –, pilares importantes na promoção da qualidade de vida das comunidade, destaca a gerente do Sesc, Betina Daurayski. “A parceria do Pratas das Casa tem um significado especial, porque, junto aos demais parceiros, promove a música local e valoriza os nossos artistas.” Para o músico Alessandro Cenci, premiado na edição 2021, o projeto é uma grande vitrine e incentivo à produção cultural local.

O Pratas das Casa também compõe a grade de programação da Rádio A Hora 102.9, assim como o Fogo de Chão e Pampa Criollo, programas voltados à cultura gaúcha.

 


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