Artista expõe mais de 60 obras na Casa do Museu

Arte

Artista expõe mais de 60 obras na Casa do Museu

Pinturas trazem críticas sociais e ambientais, presentes em um trabalho de conclusão de curso

Por

Artista expõe mais de 60 obras na Casa do Museu
Exposição na Casa do Museu começa hoje e fica aberta ao público até agosto. Amostra conta com cerca de 60 obras. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Casa do Museu abre hoje uma nova exposição. Intitulada “Sobre resistir, sonhar e esboçar a vida”, a mostra é resultado de um longo processo criativo do artista e professor arroio-meense, Diego Schmitz.

Segundo ele, o objetivo é de trazer críticas sociais e observar as perspectivas de um olhar para o futuro. Nas peças, detecta-se um traço forte com personalidade marcante e os mais variados tipos de interjeição do público, onde o artista experimenta técnicas e materiais dando origem a trabalhos coloridos e em tons de preto e branco.

O público pode conferir cerca de 60 obras. Conforme o historiador e coordenador da Casa do Museu, Sérgio Nunes Lopes, é possível visualizar o conjunto de telas que se originaram do Trabalho de Conclusão de Curso do artista que é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A exposição é baseada em um processo de pré-banca do trabalho de conclusão na qual os professores detectaram nas obras uma representação crítica ao cotidiano escolar. Ao concluir o percurso pela exposição o visitante é convidado a representar o sonho de futuro em desenho que pode ser adicionado em um painel intitulado “Árvore dos Sonhos”.

De acordo com Lopes, as representações do espaço urbano em preto e branco impressionam pela perspectiva e pelas minúcias, desde detalhes arquitetônicos a representações humanas. Em uma das sessões é possível perceber referenciais acadêmicos e discussões sobre pinturas de Cândido Portinari. “Em outras obras é possível visualizar a representação de super-heróis clássicos e outros criados”.

Quem é o artista

Diego Schmitz é professor de Arte pelo município, atua também na rede estadual na Escola Guararapes e pela rede privada na Escola João Batista de Mello, em Lajeado. Iniciou as primeiras pinturas com 16 anos.

Formou-se em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) em 2015. Três anos depois, iniciou a carreira de docente. Desde 2011 trabalhou com pesquisa e extensão na área da cultura afro-brasileira na Ufpel, desenvolvendo projetos de intervenção artística em lares beneficentes e diversos locais culturais no município de Pelotas para crianças, jovens e adultos.

Leva seus trabalhos por meio de exposições para várias cidades do estado onde desenvolve atividades e mediação artística. Sua técnica é um misto de desenho com canetas, lápis, aquarela, tinta nanquim e a óleo, o sentido de seu trabalho não tem uma única finalidade, é a crítica social, ambiental e muitas vezes são tentativas de aprender o domínio de alguma técnica.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais