Inovação e tecnologia ampliam produtividade no setor leiteiro

AGRO

Inovação e tecnologia ampliam produtividade no setor leiteiro

Automação em sistemas de ordenha e aplicativos garantem conforto aos animais e facilitam a gestão da propriedade. Feira em Teutônia apresentou soluções e protagonismo local

Por

Inovação e tecnologia ampliam produtividade no setor leiteiro
Aplicativo de gestão do rebanho leiteiro foi uma das soluções apresentadas durante a Festa de Maio, em Teutônia (Foto: Felipe Neitzke)
Vale do Taquari

A instalação de dispositivos e equipamentos facilita a rotina de quem trabalha no campo. Além disso, o uso de tecnologia agrega na produção e muda o cenário no interior. Como resultado dos investimentos, o rebanho leiteiro obtém incremento expressivo de produção.

Algumas das soluções foram apresentadas durante a 15ª Festa de Maio, em Teutônia. O evento ocorreu na semana passada e exaltou o protagonismo do agronegócio na economia regional. As atividades técnicas e exposição de equipamentos demonstraram a importância da inovação.

LEIA MAIS: Vale marca presença na Expoleite e exalta vocação

Entre os expositores, o empresário Alexandre Tenn Pass, de Lajeado. Ele atua há 16 anos no mercado de automação de estruturas de confinamento e sistemas de ordenha. “Por meio de recursos inovadores foi possível evoluir na produtividade do gado leiteiro. Vacas que antes produziam menos de 10 litros ao dia, hoje chegam a 70.”

A implementação da ventilação e dispositivos de aspersão compõem os novos modelos de produção estruturados no free stall e compost barn. Ambos visam o conforto dos animais e melhor controle sanitário. “Diversos equipamentos foram desenvolvidos para melhorar a condição do rebanho e evitar o estresse pelo confinamento”, detalha Tenn Pass.

Outra necessidade a partir da tecnologia é suprir a redução da mão de obra. De acordo com a secretária de Agricultura, de Teutônia, Lídia Margarete Müller, um dos desafios é manter a produtividade e qualidade mesmo com a redução do número de produtores.

A produção leiteira está entre as três principais atividades do setor produtivo. Na liderança, a criação de suínos. O segmento de aves ocupa o segundo lugar. As atividades também contam com a força do cooperativismo e associativismo, uma das características do Vale.

Aplicativo de gestão

Criado pelo médico veterinário Ronaldo Luís Pagliarini, o aplicativo Gestor RP é uma ferramenta de controle zootécnico. Lançado para atender uma demanda própria do profissional, a plataforma hoje conta com mais de 200 usuários.

Por meio do software disponibilizado para smartphones, o produtor pode lançar e consultar dados do rebanho leiteiro, dos quais são gerados indicadores que permitem qualificar a tomada de decisão tanto na genética quanto na produtividade.

O aplicativo permite a utilização mesmo sem conexão com a internet. “O produtor tem todas as informações e histórico dos animais na mão em qualquer lugar e momento. O lançamento de uma inseminação, parto ou secagem é feito em menos de 30 segundos”, destaca Pagliarini.

O médico veterinário reitera ainda, a necessidade de atualizar o modelo de gestão da propriedade. “Passou da hora de anotar em um papel as informações sobre o rebanho. A evolução do mercado faz com que o produtor profissionalize o modo de trabalhar.”


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais