Vale marca presença na  Expoleite e exalta vocação

Caderno Agro

Vale marca presença na Expoleite e exalta vocação

Empresas da região expõem produtos e destacam protagonismo no setor leiteiro. Evento busca alternativas para reduzir custos e garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva

Por

Vale marca presença na  Expoleite e exalta vocação
Programação em Esteio reúne animais de raça e competições. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma das principais feiras da produção leiteira ocorre até domingo, 22, no parque Assis Brasil, em Esteio. A programação iniciou na quarta-feira com atividades voltadas à morfologia e genética animal. O evento também é palco de negócios e vitrine para empresas da região.

Entre as marcas que representam o protagonismo do Vale do Taquari no setor leiteiro, estão as cooperativas Dália e Languiru e a agroindústria Estrelat. Com diferentes estratégias, as organizações buscam também a atualização para melhorar a competitividade.

No caso da Languiru, a cooperativa participa com destaque na fábrica de rações. A equipe do departamento técnico também acompanha as atividades com o propósito de prospectar novos produtores. A empresa ainda apoia o associado João Rubens de Almeida, de São Lourenço do Sul, que expôs animais no espaço destinado ao gado leiteiro.

A Dália em outras edições também oportunizou a participação de associados. Desta vez a cooperativa atua no apoio ao evento. Conforme o presidente do conselho administrativo, Gilberto Picinini, a retomada da feira representa um importante momento de oportunidades para todo o setor.

Outra marca da região que amplia a divulgação dos produtos e venda em eventos pelo estado é a Estrelat. O produtor Roberto de Oliveira é quem está à frente do empreendimento familiar. O principal produto é o doce derivado do leite tipo A. “Em cada feira superamos nossas expectativas. Tem sido uma experiência fundamental para apresentar nosso portfólio.”

O empreendimento da família de Oliveira fica em Estrela. O município é o que concentra a maior produção de leite no Vale do Taquari. Conforme dados da Emater, o volume chega a 42 milhões de litros ao ano. Mesmo com a redução do número de produtores, de 452 para 290 em seis anos, os criadores ampliaram o plantel e obtiveram ganhos em produtividade.

Joana Noschang e Dilson Fredrich integram a equipe da Languiru na feira. Crédito: Divulgação

Sobre a feira

A Fenasul Expoleite é o segundo maior evento promovido no parque Assis Brasil, em Esteio, depois da Expointer. Em sua 43º edição, a feira surgiu para valorizar o trabalho dos produtores e a qualidade do leite produzido no estado, além de dar visibilidade aos animais e o melhor da genética das raças leiteiras.

Nesta edição, o objetivo é aproximar o público rural do urbano. O espaço conta com exposição de bovinos de leite, bovinos de corte, bubalinos, equinos e aves, assim como julgamentos de raças. Também integram a programação as provas equestres, como a classificatória ao Freio de Ouro, Multifeira de Esteio, shows musicais, produtos da agricultura familiar, palestras e seminários, rodeio artístico entre outras atividades.

Custos de produção

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) é uma das entidades promotoras da Expoleite. Durante a abertura do evento, foi lançado o Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC-RS).

O propósito do indicador é reunir informações mensais sobre os custos de produção na propriedade leiteira. O ILC também será utilizado para embasar as negociações entre produtores e indústria láctea no momento da fixação do preço de referência mensal.

A elaboração do indicador é antiga reivindicação dos movimentos da base produtora. Entidades como a Fetag-RS, Gadolando, Gado Jersey-RS e Fetraf-RS também apoiaram o desenvolvimento da nova metodologia de cálculo. A plataforma ainda servirá para os produtores mensurarem a sua eficiência e a rentabilidade da atividade.

Evento gratuito

Expoleite segue até este domingo com entrada gratuita. Evento ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. São esperadas mais de 10 mil pessoas.

Acompanhe
nossas
redes sociais