Bombeiros voluntários buscam recursos para começar operações

SERVIÇO PÚBLICO

Bombeiros voluntários buscam recursos para começar operações

Corporação precisa de apoio para compra de equipamentos e construção de sede

Por

Bombeiros voluntários buscam recursos para começar operações
Grupo de voluntários de Arroio do Meio participou de uma capacitação em Curitiba, na semana passada (Foto: Divulgação)
Arroio do Meio

O Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVAM) busca recursos e mobiliza a comunidade para implantar o serviço no município. Fundada em setembro de 2020 após a enchente, a entidade conta com 40 associados e organiza a sua primeira ação com o objetivo de arrecadar fundos e investir na compra de equipamentos.

O grupo de associados é formado por profissionais da área da saúde, motoristas de ambulância e bombeiros civis e voluntários. Conforme a presidente Jaceli Caminha Schnorr, 37, as primeiras ações ocorrem neste mês.

Os integrantes buscam valores com agentes políticos e com empresas locais para angariar a quantia necessária aos primeiros movimentos. De início, o objetivo é investir na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR). Mais adiante, a ideia é iniciar a construção de sede própria em um terreno próximo ao parques de máquinas da Secretaria de Obras ou a locação de um imóvel para os trabalhos da corporação.

Uma das primeiras ações será realizada no dia 28 de maio, com a venda de cachorro-quente. A comercialização ocorre das 11h às 13h na sede do Clube Sete de Setembro do bairro São Caetano, ao preço de R$ 12. “Conseguimos todos os alimentos de forma voluntária. Mais adiante vamos organizar uma rifa”, antecipa Jaceli.

Interessados em contribuir podem contatar pelo WhatsApp 9 9631-2024 e fazer doações pela chave PIX.

Capacitação

Jaceli recorda que a fundação do grupo ocorreu por uma necessidade. “Em 2020, muitas famílias precisavam de auxílio na remoção e estávamos desassistidos, pois a demanda em Lajeado foi muito grande. Com isso percebemos a necessidade de implantar uma corporação aqui para atender os bairros e demais municípios da comarca, como Capitão e Travesseiro”.

Com a instalação da corporação no município, Jaceli acredita em vantagens e benefícios para a população. O município atualmente possui três rodovias estaduais, VRS-811, RS-130 e ERS-482, todas possuem pontos perigosos com alto índices de acidentes. “Hoje os atendimentos são concentrados em Lajeado. Com uma corporação no município, os atendimentos seriam feitos de forma mais ágeis”.

Na última semana, representantes do CBVAM integraram uma comitiva gaúcha de bombeiros civis e voluntários que participou de uma feira de especialização em Curitiba. O evento contou com a participação do coronel Carlos Roberto Rodrigues, que comandou a força tarefa na tragédia em Brumadinho.

Acompanhe
nossas
redes sociais