Educadores avaliam resultados do Projeto “RUMO”

PENSE

Educadores avaliam resultados do Projeto “RUMO”

O programa PENSE, da Rádio A Hora 102.9, recebeu o pesquisador e coordenador do estudo, Lucildo Ahlert, a coordenadora dos cursos técnicos da Univates, Edi Fassini, e a diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja, para refletir sobre os resultados da pesquisa

Por

Educadores avaliam resultados do Projeto “RUMO”
Etiene Azambuja, diretora do Senac Lajeado, Lucildo Ahlert, pesquisador e coordenador do estudo, e Edi Fassini, coordenadora dos cursos técnicos da Univates (Foto: Eduardo Dorneles)

Despertar o interesse do jovem pelo conhecimento é um dos desafios da sociedade e um dos objetivos da pesquisa do Projeto “Rumo – O Futuro da Mão de Obra na Região”, que foi apresentada na segunda-feira (2), no Teatro do Colégio CEAT, em Lajeado. Para refletir sobre os resultados, na manhã deste sábado (7), o programa PENSE, da Rádio A Hora 102.9, recebeu o pesquisador e coordenador do estudo, Lucildo Ahlert, a coordenadora dos cursos técnicos da Univates, Edi Fassini, e a diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja.

Para os entrevistados, com base nas informações da pesquisa Rumo, há mais clareza sobre as carências das empresas e também as perspectivas dos jovens que acessam o mercado de trabalho. Também confirma a importância de promover formas de preparar mais e melhor os jovens para o mundo do trabalho.

Ao total, 604 estudantes matriculados no Ensino Médio e mais de 200 empresários nas seis maiores cidades do Vale ouvidos durante a pesquisa, realizada entre os dias 7 de dezembro de 2021 e 11 de março de 2022.

Segundo a diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja, é preciso encontrar sintonia entre as expectativas do empresário e a dos jovens. “O desafio indicado por todos é aproximar esses diferentes públicos, em especial as empresas com os potenciais trabalhadores”, afirma.

Já a coordenadora dos cursos técnicos da Univates, Edi Fassini, realça a necessidade do jovem experimentar e ter atividades diversas, além das aulas, para conhecer suas aptidões e interesses.

“Sabemos que neste mundo dinâmico, algo que aprendemos hoje, uma profissão que exercemos agora, pode ser muito diferente nos próximos anos. Ainda assim, esses conhecimentos vão ser fundamentais para o jovem, o trabalhador, estar preparado”, avalia.

O PENSE, Programa do Ensino e da Educação, conta com o patrocínio do Centro de Oncologia (CRON) e do Instituto Dale Carnegie. O apoio é da Univates e da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado.

Já a pesquisa RUMO – O futuro da mão de obra na região – é uma realização do Grupo A Hora e do governo de Lajeado, com apoio da Acil 100 anos. O estudo foi feito pela Macrovisão, Consultoria, Assessoria e Treinamentos, e conta com o patrocínio do Ceat, Cooperativa Sicredi, Britagem Cascalheira, Univates, Rhodoss Implementos Rodoviários, Metalúrgica Hassmann, Diamond Construtora, Dale Carnegie e Plano Digital.

Ouça o programa completo:


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais