Brasil aumentará produção de petróleo em 10%

COMBUSTÍVEIS

Brasil aumentará produção de petróleo em 10%

Medida tem o objetivo de ajudar a estabilizar preços dos combustíveis no mercado internacional

Por

Brasil aumentará produção de petróleo em 10%
Foto: Arquivo A Hora
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Brasil vai aumentar a produção de petróleo em cerca de 10%. A ação tem o objetivo de ajudar na estabilização do mercado internacional de petróleo, o que pode arrefecer os efeitos dos preços mundiais no Brasil.

A informação foi divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em reunião da Agência Internacional de Energia (AIE), em Paris, nesta quarta (23). Aos demais representantes internacionais, Bento afirmou que isso equivale a mais 300 mil barris de petróleo por dia. Em janeiro, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o país produziu média de 3,03 milhões de barris diários.

Na reunião, o ministro disse que é necessária a transição para uma matriz energética mais limpa, com menos combustíveis fósseis e mais renováveis. A guerra na Ucrânia e a consequente disparada dos preços do petróleo reafirmaram a dependência do planeta das fontes fósseis de energia.

Segundo a AIE, o Brasil terminou 2021 como sétimo maior produtor de petróleo do mundo. Em média, o país produziu 3 milhões de barris por dia. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, com cerca de 16,6 milhões de barris diários, seguido por Rússia, Arábia Saudita, Canadá, China e Iraque. Graças ao pré-sal, o Brasil é o maior produtor da América Latina, à frente do México e Venezuela.

Acompanhe
nossas
redes sociais