Apenas 60 alunos da maior escola do Vale disputam o Enem

baixa adesão

Apenas 60 alunos da maior escola do Vale disputam o Enem

Levantamento interno do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco indica que menos de 25% dos estudantes competirão por uma vaga ao Ensino Superior neste ano

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Apenas 60 alunos da maior escola do Vale disputam o Enem
Para diretor da escola, aulas remotos e trabalho conciliado ao estudo são motivos da baixa procura. (Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Cerca de 60 alunos das nove turmas de terceiro ano do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco concorrem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 21. Os números são resultado de uma pesquisa online feita pela equipe diretiva. A escola possui pouco mais de 250 estudantes na última série do Ensino Médio.

Para o diretor, Marcos Dal Cin, os motivos da baixa adesão passam pelo grande número de estudantes que conciliam estudos e trabalho. Além da distância entre a escola e os alunos provocada pelo ensino remoto.

“A grande maioria estava trabalhando no período em que as aulas não eram presenciais”. O diretor lamenta a desistência dos estudantes. “O aluno do Castelinho era bem competitivo. Tanto é que disputava as federais”, acrescenta.

Para Dal Cin, o resultado da baixa adesão será notado com a escassez de mão de obra qualificada. “O aluno está saindo do ensino médio sem a perspectiva de se qualificar. Nós vamos perceber isso mais adiante nos profissionais”.

A equipe pedagógica da escola promove, todos os anos, um trabalho de motivação com os alunos. O objetivo é motivar a participação dos estudantes na busca por vagas no Ensino Superior.

Adesão cada vez mais baixa

Em 2020, já em cenário de pandemia, a procura dos alunos do Colégio Estadual Castelo Branco já era baixa. A desmotivação é notada pelo diretor da escola ano após ano.

Segundo ele, a menor oferta a bolsas para o ensino superior, como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI), impactam na decisão dos estudantes.

“A partir de 2016, 2017, houve uma restrição nas bolsas. Isso influencia diretamente nos alunos. Por que ele vai fazer um Enem se ele não consegue bolsa para se manter na universidade?”, questiona Dal Cin.

Para reverter esse quadro, a equipe diretiva do colégio aposta na retomada das aulas presenciais em 2022. Campanhas de motivação desde o início do ano letivo e atividades em tempo integral são as estratégias da escola para despertar o interesse dos alunos por qualificação.

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