Poder judiciário e ministérios se unem em prol do RS

Resposta à crise

Poder judiciário e ministérios se unem em prol do RS

Promotor de justiça compartilha detalhes sobre o trabalho realizado pelas entidades e órgãos públicos

Por

Atualizado sábado,
04 de Maio de 2024 às 23:32

Poder judiciário e ministérios se unem em prol do RS

Autoridades e organizações civis se mobilizam para atender as necessidades das comunidades mais afetadas no Rio Grande do Sul. Em entrevista ao Grupo A Hora, Sérgio Diefenbach, promotor de justiça, compartilhou detalhes sobre o trabalho realizado pelas entidades e as formas de arrecadação financeira para reconstruir o estado.

Para garantir uma resposta coordenada, a Defesa Civil regional realiza reuniões periódicas todos os dias, às 09h e 19h. Segundo Diefenbach, nos encontros são discutidos os detalhes operacionais e as estratégias de distribuição de auxílios para os municípios, principalmente para aqueles mais remotos e com dificuldade de acesso.

“Há uma diferença muito grande deste episódio para os do ano passado, porque neste as doações estão mais restritas, no que diz respeito às arrecadações intermunicipais”, destaca o promotor. 

Referente às arrecadações financeiras, Diefenbach elogiou a agilidade do procurador geral e do poder judiciário em obter autorizações para que os Ministérios Públicos e todos os tribunais de justiça do país possam direcionar as contas de doações e fundos para o RS. “Para se ter uma ideia, ainda ontem, em um único acordo que o Ministério Público de Minas Gerais fez, foi deixado R$1 milhão para ser investido em fundo de recuperação de bens do RS”.

Além disso, as contas das penas alternativas, das multas e dos acordos de não persecução penal, que até então eram restritos para investir apenas na situação prisional, vão ser destinados a ajudar o estado.

Ouça a entrevista completa aqui

Acompanhe
nossas
redes sociais