Lajeado retoma vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira

Coronavírus

Lajeado retoma vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira

Vacina será aplicada no posto de saúde do Centro e no drive-thru do Parque do Imigrante

Por

Lajeado retoma vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira
(Foto: Divulgação/Francini Ledur)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A vacinação contra a Covid-19 será retomada nesta quarta-feira, 13, para profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais, que fizeram a segunda dose ou a dose única, há pelo menos seis meses. Também estarão disponíveis primeiras doses para pessoas acima de 18 anos. A vacinação de adolescentes continua suspensa, até que um novo lote de imunizantes seja entregue ao município. Segundas doses também seguem sendo feitas.

Os locais de vacinação são o Posto de Saúde do Centro e o drive-thru do Parque do Imigrante, das 8h às 14h. Tanto para segunda dose quanto para dose de reforço é preciso apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação comprovando a data da última dose.

Os idosos com 60 anos ou mais que completaram o esquema vacinal com a segunda dose de qualquer imunizante ou a dose única há no mínimo 6 meses, ou seja, até dia 13, poderão buscar pela dose de reforço.

Já os profissionais da saúde de Lajeado que fizeram a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses também podem receber as doses de reforço. A aplicação da dose extra deste grupo é feita mediante apresentação da carteira de vacinação comprovando a data da última dose (segunda ou única) e do comprovante de trabalhador de saúde em exercício de atividade profissional no município de Lajeado ou ainda de estudante em serviços de saúde.

Os trabalhadores da saúde elencados para receber a dose de reforço são todos os profissionais que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais, e trabalhadores de apoio, como por exemplo recepcionistas, cuidadores de idosos, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores. As doses de reforço também serão aplicadas em estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de saúde, desde que estejam em atividade de exposição ao Coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.

Além dos idosos e dos profissionais da saúde, uma dose adicional também está sendo destinada a imunossuprimidos com 18 anos ou mais, que podem fazer a dose de reforço 28 dias após o recebimento da segunda dose ou da dose única. Em Lajeado, estas pessoas devem apresentar, além do documento com foto e carteirinha de vacinação, o documento, que deverá ser assinado pelo médico de acompanhamento ou, no caso de atendimento na rede pública de saúde, podem solicitar para o atendimento.

Quem pode fazer:

  • Primeira dose: qualquer pessoa com 18 anos completos ou mais (não haverá vacinação de adolescentes)
  • Segunda dose de CoronaVac: para quem fez a primeira dose até 15 de setembro
  • Segunda dose de Fiocruz/Oxford/AstraZeneca: para quem fez a primeira dose até 04 de agosto
  • Segunda dose de Pfizer: para quem fez a primeira dose de Pfizer até o dia 18 de agosto
  • Dose de reforço: Idosos com 60 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal básico, com segunda dose ou dose única de qualquer imunizante, há no mínimo 6 meses, ou seja, até 13 de abril
  • Dose de reforço: Pessoas imunossuprimidas maiores de 18 anos que tenham recebido a segunda dose ou dose única há no mínimo 28 dias
  • Dose de reforço: Trabalhadores da saúde que tenham recebido a segunda dose ou dose única de qualquer imunizante, há no mínimo 6 meses, ou seja, até 13 de abril (detalhes do grupo no texto principal)

Locais de vacinação:

  • Postos do Centro
  • Drive-thru do Parque do Imigrante

Horário de vacinação:

  • Das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Endereço dos postos:

  • Posto de Saúde do Centro (auditório) – Rua Júlio May 383 – Bairro Centro
  • Parque do Imigrante – Avenida Parque do Imigrante, s/nº – Bairro Alto do Parque

Acompanhe
nossas
redes sociais