Um trem próprio para o Vale

Turismo regional

Um trem próprio para o Vale

Projetos trazem novidades para o turismo da região e buscam adquirir comitiva para os passeios do Trem dos Vales

Por

Um trem próprio para o Vale
O primeiro vagão que vai compor a comitiva do Trem dos Vales está sendo reformado em Santa Catarina / Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Uma das poucas oficinas de reparos de trens no Brasil fica em Rio Negrinho, no Estado de Santa Catarina, mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). É lá que o vagão apelidado como Cacique está sendo reformado, com a previsão de chegar ao RS no fim do ano, a fim de compor o Trem dos Vales.

Este será o primeiro carro de passageiros do projeto de um trem definitivo na região, para fazer o trajeto de Muçum a Guaporé e, posteriormente, Colinas e Estrela. Ainda em fase de tratativas, não há previsão para a chegada do trem ao Vale.

“Além desse vagão, mais três vão receber manutenção nos próximos dois anos, nesse mesmo estilo. A composição da frota do Trem dos Vales será complementada com outros três vagões da associação”, explica o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg.

Para o trem funcionar na região, ainda será necessária uma autorização da Rumo Logística e do Governo Federal, mas a expectativa é boa para a execução do projeto.

Ponto de história e turismo

A ideia é também trazer à região dois vagões fixos instalados nas cidades de Muçum e Guaporé, para servir como base de informações turísticas e históricas. “São vagões da década de 40 que rodavam os estados do sul do país, transportando cargas em sacas de arroz, café ou feijão”, conta Marlon.

O projeto é uma parceria entre a ABPF, prefeituras e empresários, e pretende preservar a história das ferrovias nacionais, divulgar o turismo da região e servir como ponto de venda de ingressos.

Segundo o diretor de marketing da associação, Anistheo Fagionn, o levantamento histórico das ferrovias também é trabalho da ABPF. Os vagões já estão nas cidades de Muçum e Guaporé, onde recebem a manutenção. A previsão é de estarem prontos dentro de um mês.

Mais próximo do Vale

O Trem dos Vales passa pela histórica Ferrovia do Trigo, localizada entre a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari. Segundo o vice-presidente da ABPF, também existe um projeto para reativar os cerca de 14 quilômetros das linhas ferroviárias entre Colinas e Estrela, e a ideia é que elas também integrem o trajeto.

A associação tem previsão de abrir uma filial na região e, mais tarde, inaugurar um Museu Ferroviário. “Este projeto tem grande importância para a economia local e trazendo para o Vale, queremos também atrair associados que possam agregar ao nosso trabalho”, afirma Marlon.

Vagão Cacique

O vagão especial que recebe reforma em Santa Catarina, é carinhosamente chamado de Cacique e integrou a linha ferroviária da Estrada de Ferro Leopoldina, no Rio de Janeiro.

Ele é um dos poucos remanescentes desta histórica composição que chegou a contar com algumas dezenas de vagões. A ideia é preservar as características originais da vagoneta que foi criada em 1950.

Acompanhe
nossas
redes sociais