Mesmo no fim, o fenômeno El Niño interfere sobre as chuvas neste fim de abril e início de maio. As condições atmosféricas indicam risco de volumes excessivos. Modelos de previsão de agências na Europa, nos EUA e no Canadá, apontam para marcas de 100 milímetros (mm) podendo passar dos 200 mm.
Conforme análise da Metsul Meteorologia, o calor estacionado no centro do país empurra a umidade amazônica para o sul do continente. Junto com a presença de massa de ar frio da Argentina e Uruguai, se desenha um quadro semelhante ao fenômeno de setembro passado.
A meteorologista Estael Sias, em vídeo da Metsul no Youtube, explica que os acumulados excessivos serão na soma de vários dias de instabilidade. “O que alertamos é para um longo período de instabilidade, com registro de chuva em grande parte do território gaúcho e em parte de Santa Catarina.”
Pelo alerta da Metsul, essa persistência de vários dias de chuva pode provocar enchentes, riscos de deslizamentos em áreas de encostas de morros, queda de barreiras em rodovias e transtornos tanto nas cidades quanto nos perímetros rurais.
“Temos que acompanhar no dia a dia”
O mês de abril está chegando ao fim e, segundo Daniel Caetano, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as chuvas estão acima do normal. Para os próximos dias, a sensação de abafamento é uma prévia da chuva.
De acordo com ele, o fim de semana terá chuva volumosa e risco de temporais na fronteira com o Uruguai. Com o avanço sobre o território gaúcho, pode-se ter uma visão mais clara de qual será a intensidade entre a noite de sábado até a manhã de segunda-feira, para assim estipular o risco de enchentes no Vale do Taquari.
“Ainda não vejo condição extrema quanto à quantidade de chuva. Temos de acompanhar no dia a dia para ter uma previsão mais assertiva sobre quais regiões terão mais chuvas localizadas. É preciso acompanhar, no curto prazo”, alerta o meteorologista.
A Sala de Situação, que tem uma operação para verificar essas condições pontuais, é quem vai oferecer essa informação. “Só conseguimos ver com grau de assertividade, algumas horas de antecedência”, diz Caetano.
Previsão do tempo
- SÁBADO
Instabilidade avança sobre o RS e traz pancadas de chuva localizadas.
Chance de temporais.
Mín.: 19ºC
Máx.: 34ºC - DOMINGO
Predomínio da nebulosidade. Chove a qualquer momento, com chance de pancadas fortes e temporais localizados.
Mín.: 17ºC
Máx.: 23ºC - SEGUNDA
Nublado e com chuva a qualquer momento.
Mín.: 18ºC
Máx.: 27ºC