Velocidade da contaminação do coronavírus preocupa prefeito de Estrela

AGRAVAMENTO DA PANDEMIA

Velocidade da contaminação do coronavírus preocupa prefeito de Estrela

Elmar Schneider analisou o agravamento da pandemia no município e as estratégias para o enfrentamento

Por

Velocidade da contaminação do coronavírus preocupa prefeito de Estrela
Prefeito recebeu resultado positivo para doneça na tarde desta quarta. (Foto: Arquivo A Hora/ Ana Carolina Becker)
Estrela

O prefeito de Estrela Elmar Schneider (PTB) participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta sexta-feira, 5. Entre os assuntos, avaliou o agravamento da pandemia no município e informou as estratégias usadas no combate ao coronavírus, bem como a compra de vacinas. O Porto de Estrela também foi tema da entrevista.

Segundo o prefeito, a situação é caótica. O governo municipal mantém diálogo constante com a Câmara do Comércio Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela e com o Hospital Estrela.

O chefe do Executivo se diz assustado com a velocidade de contaminação do coronavírus. “No Centro Covid, 65% dos testes enviados para o Lacen voltam com resultado positivo”, afirma.

De acordo com ele, diversas estratégias foram utilizadas para o enfrentamento da pandemia no município como o funcionamento 24h do Pronto-Atendimento, que contribui para desafogar o movimento no hospital, e a criação do Centro Covid, localizado no Bairro Boa União, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e nos finais de semanas das 9h às 16h. “Tínhamos 10 leitos de UTI na casa de saúde, houve ampliação para 16 leitos. Os clínicos também foram ampliados”, pontua.

Conforme Schneider, não é momento para “politizarmos e buscar culpados”. “É hora de pensarmos coletivamente, pensar no Vale do Taquari, no estado, na economia, mas na vida das pessoas também”, salienta. Para ele, é necessário que todos façam a sua parte.

O prefeito sugere uma maior participação da Univates, orientando e aconselhando os gestores municipais referente ao atual cenário e as estratégias que poderiam ser feitas. Outra sugestão é de que os deputados estaduais, federais e senadores “abram mão de emendas parlamentares” e façam a doação de pelo menos R$ 1 milhão para ajudar os municípios.

De acordo com o chefe do Executivo, Estrela está inserida na Frente Nacional dos Prefeitos para a compra de vacinas, mas que tem esperança que o governo federal adquira mais doses. “É hora do Ministério da Saúde olhar com mais responsabilidade para isso, todas equipes estão logisticamente prontas para assumir à frente na vacinação”, aponta.

O prefeito ressalta que o município tem feito esforço para mudar o agravamento da pandemia, mas que o cuidado precisa ser de todos. “É fundamental que as pessoas continuem usando máscara e seguindo as orientações solicitadas pelos órgãos de saúde”, salienta.

Porto de Estrela

Outro assunto abordado foi as tratativas relacionadas ao Porto de Estrela. Segundo o prefeito, houve reuniões com empresários do setor portuário e senadores. Apesar da pandemia, em nenhum momento o tema deixou de ser importante para o município. “Não estamos descuidando dos investimentos que possam e devem acontecer. O porto é fundamental para seguirmos a vida”, pontua.

Conforme Schneider, Estrela é privilegiada por conta da localização e afirma que há possibilidades da RSC-453 (Rota do Sol), rodovia estadual, ser privatizada. “Isso permite que possamos resolver alguns problemas de trânsito do Bairro Boa União e a ligação com a Serra e BR-386”, observa.

 

Confira a entrevista completa do prefeito de Estrela Elmar Schneider:

Acompanhe
nossas
redes sociais