Programação celebra o Mês da Consciência Negra

Atividades

Programação celebra o Mês da Consciência Negra

Em formato híbrido, atividades do Kizomba iniciam em 13 deste mês

Por

Programação celebra o Mês da Consciência Negra
Neste ano, programação será adaptada com eventos virtuais e presenciais (Foto: Divulgação)
Lajeado

Para marcar as comemorações do Mês da Consciência Negra em Lajeado, o Centro de Cultura Afro-brasileira, Grupo de Capoeira Oxóssi e Grupo de Cultura Afro Black organizam, com apoio da administração municipal, o Kizomba. O evento reúne uma série de atividades que iniciam na sexta-feira, 13, e seguem até o dia 28.

O evento conta com atividades virtuais e presenciais. Conforme o secretário interino da Secel, Fabrício Meneghini, o município apoia a terceira edição do Kizomba adaptado ao momento, e celebra a cultura afro durante todo o mês. As atividades serão transmitidas pelo canal do Youtube Afro Black e alguns conteúdos serão veiculados pela TV Univates.

“Negros não precisam provar o seu valor”

Para o Dia da Consciência Negra, o Centro de Cultura Afro-brasileira convidou o professor de História e militante da causa negra, Gilson dos Anjos, para conversar sobre “O sujeito negro no contexto histórico de Lajeado e região”. Conforme Anjos,foi realizado um levantamento sobre a história do povo negro na região.

“Estamos no fim da segunda década do século 21, e ainda presenciamos muitos casos de preconceito e ainda temos um número de descentes de negros em situação de vulnerabilidade. Percebe-se que os deveres estão sendo cumpridos pelo povo negro, mas os direitos ainda são poucos”.

A ideia do painel é mostrar que, segundo o professor, os negros não precisam provar o seu valor, e sim, conviver sem o preconceito. “Com o painel, pretendemos elevar a autoestima e buscar o reconhecimento do povo não-negro para aqueles que ainda são desfavorecidos”, esclarece.

Acompanhe
nossas
redes sociais