Município estima cerca de 660 alunos de volta às creches

Retomada das Aulas

Município estima cerca de 660 alunos de volta às creches

Número representa 40% das 1.663 crianças de 4 e 5 anos matriculadas na rede pública municipal de Educação Infantil. Escolas reabrem nesta quinta-feira. Turmas serão divididas e o atendimento ocorre duas vezes por semana, em meio turno

Por

Município estima cerca de 660 alunos de volta às creches
Todos os 1,3 mil servidores da educação farão o teste rápido de anticorpos. Conforme a Secretaria de Saúde de Lajeado, dos 481 professores testados, 77 tiveram confirmação da doença. Metade já está curada. Foto: Gabriel Santos
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As escolas de Educação Infantil ajustam detalhes para a retomada das atividades. A data estipulada pelo governo municipal para a reabertura após mais de seis meses de paralisação é esta quinta-feira, dia 1º de outubro.

Pelo levantamento da Secretaria Municipal de Educação junto aos pais, das 1.663 crianças de quatro e cinco anos matriculadas nas creches, em torno de 40% voltarão às instituições. O funcionamento será apenas no turno da manhã.

As crianças serão divididas em duas turmas. Uma terá atendimento nas terças e quartas. O outro grupo nas quintas e sextas. Cada creche elaborou um plano de contingência para monitoramento e prevenção da covid-19.

Os documentos foram analisados pelo comitê técnico do município. O atendimento interno precisa cumprir protocolos sanitários, tais como o distanciamento mínimo entre alunos, limite de ocupação das salas e higienização constante.

Para controle e monitoramento nas creches, o governo municipal comprou máscaras, termômetros digitais, tapetes sanitizantes e álcool gel. Os professores também passaram por formações nas áreas pedagógicas, de protocolos sanitários e de saúde emocional.
Na análise da secretária de Educação, Vera Plein, as escolas têm condições de garantir um retorno seguro. Ainda assim, considera ser necessária cautela neste reinício. “Vamos retornar aos poucos. Assim, ajustes serão feitos e, se for necessário, retrocederemos para garantir a segurança de todos.”

Antes do retorno, as 48 escolas do município passam por sanitização. Quanto ao quadro de funcionários da Educação, o maior entre as diferentes repartições públicas de Lajeado, os cerca de 1,3 mil trabalhadores farão o teste rápido para saber se tiveram contato com o vírus.

16% dos funcionários testaram positivo

Na manhã de ontem, durante o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein, informou que dos 481 servidores da educação que já fizeram o teste rápido para o novo coronavírus, 16% apresentaram anticorpos para a doença.

Isso significa que tiveram contato com o vírus. Dos 77 positivos, disse Klein, 38 ainda está com o vírus ativo no corpo. Os restantes já são considerados curados.

Conforme o secretário, em caso de contaminação nas turmas, a partir do segundo caso, toda a turma deve ser isolada. “No mundo inteiro o pessoal está conseguindo voltar às aulas. Alguns casos devemos ter”, afirmou.

Com relação ao estágio da pandemia em Lajeado, o secretário considerou que os números estão estáveis. Nas últimas semanas, o número de casos ativos fica sempre entre 60 a 80 casos.


Detalhes 

Regras e normas de funcionamento das escolas

• Alunos entram e higienizam os sapatos no tapete sanitizante;
• A temperatura das crianças é verificada na chegada;
• Em ambientes de uso comum, serão instalados adesivos que indicam o distanciamento entre as crianças;
• Uso de máscara é obrigatório. A exceção é para a educação especial;
• Cada escola terá uma sala de isolamento para abrigar crianças em caso de ter algum sintoma respiratório durante o horário de aula;
• Álcool em gel disponível aos alunos.

Atendimento da Educação Infantil

• Voltam crianças de 4 e 5 anos
• Não há previsão à retomada das aulas presenciais para crianças de até 3 anos;
• O retorno presencial não é obrigatório. A família pode escolher manter a criança em casa, sem risco de perder a matrícula;
• O atendimento será das 7h30min até as 11h30min;
• As turmas serão divididas em dois grupos. Cada grupo terá aula presencial apenas dois dias na semana;
• Um grupo terá aulas nas terças e quartas e outro nas quintas e sextas. Nas segundas-feiras será o dia de higienização da escola;
• Alunos que não forem às escolas continuam recebendo atividades remotas para fazer em casa;
• Pais ou responsáveis devem assinar, antes do primeiro dia de aula, um termo de consentimento para o retorno presencial.

Acompanhe
nossas
redes sociais