16% dos professores testam positivo para a covid-19 antes do início das aulas

Volta do ensino

16% dos professores testam positivo para a covid-19 antes do início das aulas

De 481 testes em profissionais do ensino até a sexta-feira, 77 eram positivos. Mais profissionais foram testados no sábado

Por

Atualizado segunda-feira,
28 de Setembro de 2020 às 13:44

16% dos professores testam positivo para a covid-19 antes do início das aulas
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como está sendo a preparação para volta às aulas na rede municipal de Lajeado foi tema do programa Frente e Verso da manhã de hoje. Conforme o secretário de Saúde, Cláudio Klein, uma série de testes realizada com professores de Lajeado apontou que 16% dos profissionais estavam infectados com a covid-19 antes do início das aulas.

Ao total, 481 professores participaram da testagem. Desses, 77 foram positivados para o coronavírus. Conforme Klein, cerca da metade havia sido infectada a mais de 15 dias e estava com imunidade. Na outra metade, a doença ainda estava ativa.

A testagem foi feita com testes rápidos. Klein reforça que esse sistema pode apresentar falhas quanto mais longa for a data em que a pessoa foi infectada.

Na rede privada, o secretário destaca que nos primeiros dias de retorno foram registrados dois alunos sintomáticos. Eles foram afastados das aulas, mas o teste foi negativo para a doença. Assim, puderam retornar.

Klein destaca que o protocolo de segurança contra a pandemia impõe que se uma turma registrar dois casos de covid-19, ocorre o isolamento de todos os estudantes dessa turma. “No mundo inteiro o pessoal está conseguindo voltar as aulas. Alguns casos deverão ter”, prevê o secretário.

Sobre a pandemia em Lajeado, o secretário destaca que a pandemia está estabilizada neste momento. O município tem cerca de 60 a 80 casos positivos, média que se manteve nas últimas semanas.

Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais