Voluntários arrecadam brinquedos e material escolar

educação e solidariedade

Voluntários arrecadam brinquedos e material escolar

Ação do grupo “E se eu sorrir”?” busca doar itens a crianças vítimas da enchente. Campanha permanece até sexta-feira, dia 31

Por

Voluntários arrecadam brinquedos e material escolar
Vale do Taquari

Diversas famílias da região ainda enfrentam dificuldades após a enchente que atingiu diversos municípios do Vale. O projeto de extensão da Univates “Clown – E Seu Sorrir!?” realiza uma campanha para arrecadar materiais escolares e brinquedos e destinar para crianças vítimas da enchente. A coleta permanece até sexta-feira, dia 31.

Conforme a professora Marinês Pérsigo Morais Rigo, coordenadora do projeto, a ideia surgiu em uma conversa entre os voluntários do que era possível fazer para auxiliar. 

“Percebemos que as pessoas desabrigadas já recebiam roupas, alimentos e materiais de higiene. Pensamos nas crianças, que perderam seus brinquedos e material escolar”, relata. 

Coordenados por Marinês, os doutores da alegria, como são conhecidos os voluntários do projeto, lançaram a campanha pensando em ajudar as crianças. “Em meio a tantos problemas, queremos levar um pouco de alegria para eles”, explica.

O voluntário do projeto Lucas Oliveira Villela participa do “E Seu Sorrir!?” desde 2016. Segundo ele, a campanha é uma forma do projeto se reinventar em meio a pandemia. “Tivemos que interromper as visitas no hospital por conta das aglomerações. Conseguimos promover algo para ajudar o próximo mesmo neste período”, esclarece.

Locais de doação

Os interessados em contribuir para a campanha podem realizar doações nos pontos de coleta localizados no hall dos prédios 9 e 16, na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) e Prédio 11.

Conforme Marinês, aqueles que não tiverem como levar as doações até os pontos de coleta, podem transformar sua casa em local de arrecadação. “No último dia de campanha, a equipe do projeto buscará os materiais nas casas das pessoas”, explica. Para informações sobre a campanha, o projeto disponibiliza o e-mail eseusorrir@univates.br.

Projeto Clown

O projeto “Clown – E seu sorrir!?” começou na Univates em 2015, com iniciativa de dois estudantes do curso Medicina. Conforme Marinês, o objetivo é promover ações de cuidados em saúde utilizando a figura do palhaço. “A ideia é utilizar o humor como terapia”, esclarece. 

As atividades ocorrem em ambientes hospitalares e em lares de idosos, com interações com pacientes, cuidadores e equipe de saúde, por meio de músicas, shows de mágica e brincadeiras. Para participar, o voluntário precisa ter algum vínculo com a Univates. A seleção de novos clowns ocorre no início de cada ano.

Na avaliação de Villela, o projeto é uma forma de ajudar o próximo com alegria. “Sempre utilizei o humor para melhorar o dia a dia de amigos. Agora, faço isso para ajudar de uma forma social”, relata.

Acompanhe
nossas
redes sociais