Previsão de chuva impede volta ao lar

inverno chuvoso

Previsão de chuva impede volta ao lar

Precipitações devem chegar a 30 mm entre sábado e domingo. Governo de Lajeado orienta que as famílias permaneçam nos alojamentos estruturados no Parque do Imigrante

Por

Previsão de chuva impede volta ao lar
Em Lajeado, dezenas de famílias ainda seguem no Parque do Imigrante. Diante da iminência de mais chuva, orientação é permanecer no alojamento
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com perspectiva de chuva para sábado e domingo no Vale e nas cabeceiras do rio Taquari, a Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social (STHAS) de Lajeado recomenda que os flagelados permaneçam nos alojamento. Segundo Céci Rodrigues, titular da pasta, o lugar mais seguro para estas famílias ainda é o Parque do Imigrante, no bairro Alto do Parque.

“A recomendação é que as famílias não se precipitem porque correm o risco de terem de ser resgatadas novamente”, disse a secretária.

Até a noite de quinta-feira, 9, cerca de 70 famílias, com casas desabitáveis devido a enchente, estavam alojadas em dois pavilhões do Parque do Imigrante, no bairro Alto do Parque, em Lajeado.

Ontem, porém, muitas pessoas retornaram para suas casas devido ao tempo seco. Isso não permite, até o fim desta edição, uma contabilização exata do número de alojados no pavilhão.

“Eles estão ansiosos para retornar. Muitos estão saindo para limpar as casas e vão retornar. Outros vão ficar em suas casas que podem voltar a encher. Eles vão por conta própria, não podemos fazer nada”, lamenta Céci.

Previsão do final de semana

O deslocamento de uma massa de ar polar traz chuvas para todo o Rio Grande do Sul no sábado e no domingo. A expectativa é que se chova entre 20mm e 50mm no território gaúcho.

Em Cambará do Sul, onde fica a nascente do Taquari, a previsão de chuva é de 50mm. A meteorologista, Estael Sias, não se descarta a possibilidade, ainda que remota, de um novo transbordamento.

“O rio deve subir, mas nada comparado com o final de semana. Até porque o rio baixa toda manhã de sábado, a chuva deve vir da tarde para noite”, destaca Estael.

Para Lajeado, a perspectiva é de 40mm de chuva.

Acompanhe
nossas
redes sociais