Eficiência garantida

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Eficiência garantida

Conheça o Prius, o carro híbrido da Toyota

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Eficiência garantida
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Toyota Prius evoluiu em tecnologia e design. Diferente dos carros tradicionais, possui um apelo agressivo e chamativo, que atrai os olhares por onde passa. Com um diferencial, o seu sistema híbrido.
 
Gerente comercial da concessionária Motolândia Toyota, Valdir Costantin destaca o baixo consumo de combustível, conforto e durabilidade do Prius. “Além de muito tecnológico e econômico, o carro é extremamente confortável e muito seguro.” O gerente diz que o consumidor tem curiosidade em conhecer o carro e o funcionamento híbrido de seu motor, e que o carro é sucesso de vendas ao redor do mundo. “O Prius é produzido de séries desde 1996, e já vendeu mais de oito milhões de unidades no mundo.”
 

Tecnologia de ponta

 
Com conjunto ótico geral em LED, o modelo conta com faróis triangulares duplos e possui luzes diurnas. O capô forma um nariz com o logotipo da marca japonesa e vincos bem pronunciados. Na traseira, o Prius possui lanternas em estilo bumerangue, além de vigia dupla, uma característica do modelo desde que virou um liftback. O carro mantém o estilo para reduzir o arrasto e ampliar a eficiente energética, graças ao coeficiente aerodinâmico de 0,24. Com calotas metálicas, até as rodas de liga leve aro 15 são diferentes.
 
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Os retrovisores possuem rebatimento elétrico e a antena é em estilo barbatana. Tudo feito para reduzir ao máximo o arrasto aerodinâmico. Com um ambiente amplo e com informações centralizadas ao condutor, o Prius apesenta instrumentação na parte superior com duas telas TFT de 4,2 polegadas.
 
O condutor tem uma visão do funcionamento do sistema híbrido, bem como diversas outras funcionalidades. O velocímetro, gráficos de consumo, histórico de eficiência, registros pessoais de desempenho, entre outros, são apresentados ao motorista. Pode-se até calcular o custo com combustível, bem como verificar a pontuação de eficiência energética, um incentivo à consciência ambiental proposta pelo híbrido desde seu lançamento nos anos 90.
 
A multimídia com tela de 7 polegadas, além de GPS, TV Digital, câmera de ré e Bluetooth, possui sistema de som JBL. O ar-condicionado é automático e dual zone, tendo ainda a função S-Flow, que permite interromper a ventilação nos bancos traseiros para poupar energia quando só existe motorista e passageiro dianteiro.
 
 
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Abaixo da multimídia, fica a alavanca de transmissão com as posições D, N, R e B. Esta última é a Boost, que permite força máxima do propulsor elétrico e motor em caso de necessidade. O acabamento tem materiais em soft touch e detalhes em preto brilhante, contrastando com o branco de outras partes.
 

Motor e desempenho

O Toyota Prius utiliza um motor 1.8 Dual VVT-i de ciclo Atkinson, usado em parte como propulsor e em outra como gerador. O motor entrega 98 cv a 5.200 rpm e 14,2 kgfm a 3.600 rpm, suficientes para a proposta do híbrido.
Ele trabalha com uma caixa de transmissão CVT com gerenciamento eletrônico, visto que ela serve também ao motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, ambos obtidos a partir do zero. Essa força extra, em combinação com o 1.8 Dual VVT-i, confere ao Toyota Prius cerca de 123 cv.
 
Como funciona o carro híbrido?
Veículos híbridos são conhecidos por combinar dois motores com fontes energéticas diferentes. No caso do Prius, um motor elétrico e um a gasolina. A utilização dos motores pode ser simultânea ou pode ocorrer somente com o motor elétrico. Esse sistema foi desenvolvido para usar o motor elétrico como principal propulsor, mas sempre que houver uma demanda maior de potência e torque, ou necessidade de recarga de bateria, o motor a gasolina entra em operação.

Híbrido, elétrico e flex.

Quais as diferenças?
O veículo elétrico utiliza apenas um motor, o elétrico, suprido por uma bateria que necessita de recarga periódica. Essa recarga só pode ser feita por uma fonte externa, seja uma tomada ou outro ponto de recarga. O veículo flex também é equipado apenas com um único motor, de combustão interna, que funciona com mais de um tipo de combustível, geralmente etanol e gasolina. Já o hibrido combina as duas fontes energéticas: a do motor elétrico e a do motor a combustão.
 

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