Plano de auxílio almeja fortalecer relação entre setores

Lajeado

Plano de auxílio almeja fortalecer relação entre setores

Projeto da Secretaria de Segurança Pública prevê ação cooperativa entre empresas, instituições civis e militares para compor força-tarefa contra sinistros

Por

Plano de auxílio almeja fortalecer relação entre setores
Lajeado

O secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Roberto Locatelli, e o Corpo de Bombeiros, apresentaram ontem pela manhã, na Acil, o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do município.

O projeto tem o objetivo de atuar de forma conjunta em situações de emergência em empresas e nas respectivas áreas de atuação de cada uma delas, com a utilização de recursos humanos e materiais de cada organização e instituição integrante do PAM.

Com isso, as empresas participantes colocam-se à disposição do plano sob a coordenação do integrante atingido pela catástrofe ou das autoridades competentes.

“Temos que nos unir principalmente para o treinamento de prevenção ”, sustenta Locatelli.

Participaram da reunião empresários da região e autoridades da segurança pública, como o tenente-coronel Marcelo Maya, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO); o chefe da Polícia Rodoviária Federal de Lajeado, Paulo Remi; e o tenente do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Valdinei da Rosa. Também estiveram presentes integrantes do Judiciário, o juiz de Direito Luís Antônio de Abreu Johnson e o promotor Sérgio Diefenbach.

Unidos pela prevenção

O principal assunto debatido na reunião foi a questão da prevenção e da união de forças em prol da segurança pública da cidade contra sinistros.

“Na hora de uma catástrofe, o que vale é a capacidade e o preparo de cada um em poder ajudar e não as hierarquias da corporação ou sociais”, sustenta o tenente Valdinei, do Corpo de Bombeiros.

Para o promotor Diefenbach, a união de esforços entre empresas e forças de segurança é uma forma de construir um bem comum ao invés de simplesmente “permanecer discutindo quem errou ou se indispor com vítimas” após a ocorrência de um sinistro.

“O Judiciário é solidário com procedimentos de prevenção. Precisamos nos preocupar quanto a isso como sociedade.”

O próximo encontro dos integrantes do PAM ocorre na terça-feira, 13, às 8h30min, no Corpo de Bombeiros de Lajeado, para que dar início aos primeiros protocolos do grupo.

Objetivos do PAM

O PAM tem por finalidade a atuação de forma conjunta de seus integrantes na resposta a emergências nas instalações das empresas e respectiva área de atuação mediante a utilização de recursos humanos e materiais de cada empresa e instituição integrante.

Em suma, o objetivo do Plano de Auxílio Mútuo é de fornecer:

– Apoio à tomada de decisão
– Melhor identificação de oportunidades e ameaças
– Ganho de valor sobre incertezas e variabilidades
– Gerenciamento pró-ativo x reativo
– Melhor alocação e uso de recursos
– Melhora no gerenciamento de incidentes e redução das perdas e custos relacionados aos custos, incluindo prêmio de seguros
– Ajuda, socorro e assistência

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais