Destaque nacional

Editorial

Destaque nacional

O índice Firjan de desenvolvimento dos municípios coloca Lajeado entre os dez principais do país. Na 6ª colocação, o município polo do Vale do Taquari aparece todos os anos entre os destaques do estudo, que avalia emprego e renda educação…

O índice Firjan de desenvolvimento dos municípios coloca Lajeado entre os dez principais do país. Na 6ª colocação, o município polo do Vale do Taquari aparece todos os anos entre os destaques do estudo, que avalia emprego e renda educação e saúde.
O resultado é motivo de comemoração. Mesmo que Lajeado tenha caído, pois já figurou na primeira posição do levantamento, ficar entre os principais municípios do país representa uma conquista e um desafio, pois se manter no topo é tão ou mais desafiador do que alcançar esse patamar.
Ainda que pese os problemas conhecidos pela comunidade, como a falta de planejamento urbano, a carência no tratamento do esgoto e as mazelas da habitação para famílias de baixa renda, dentro das áreas avaliadas pela fundação, Lajeado se destaca pelo alto índice no atendimento em saúde, educação, e moderado na empregabilidade.
Com relação a indústria alimentícia, essa marca característica torna a cidade referência no RS e no Brasil. Apesar da instabilidade econômica do país, tanto o município quanto a região do Vale do Taquari sentiram menos os impactos dessa crise justamente pelo perfil produtivo.
[bloco 1]
Em termos de região, há outras cidades que tiveram bons resultados (veja na matéria da página 10). Essas posições reforçam a máxima de que devido a diversidade regional, o Vale sofre menos com as variações econômicas.
O desafio para os próximos anos é garantir o desenvolvimento sustentável da região como um todo. Por mais qualidade de vida que se tenha à população, ainda é necessário reduzir o abismo social entre as classes. Por meio do planejamento, pode-se criar um ambiente favorável para a evolução do PIB regional.
Hoje, conforme a Fundação de Economia e Estatística (FEE), o Vale tem pouca participação no bolo estadual. A maioria das cidades depende da produção primária. Nos municípios com perfil urbano, (Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Lajeado, Encantado e Taquari), estão a maioria das indústrias. Os complexos de médio e pequeno porte dão sustentação para a cadeia produtiva.

Acompanhe
nossas
redes sociais