Pedidos apresentados por pais e professores de escolas municipais de educação infantil na semana passada foram, mais uma vez, foco das manifestações dos vereadores na sessão de segunda-feira. Alguns deles, inclusive, visitaram as escolas para verificar a situação.
A solicitação da comunidade escolar é por mais profissionais para atender os alunos, pois há casos de turmas com professores atendendo cerca de 20 crianças. Também houve relato de desvio de função no caso de recreacionistas e monitores exercendo a função de docente. Falta de materiais de consumo como papel higiênico, produtos de limpeza e de higiene pessoal também foi citada.
Conforme Jaqueline Taborda (PDT), ela e Luciano Moresco (PT) visitaram algumas escolas. Ela comenta que houve cobranças de que já na terça-feira havia ligações nas escolas por parte do Executivo para algumas orientações, o que poderia prejudicar o levantamento de dados.
Moresco salientou que o Legislativo está em busca de melhorar o que tem que ser melhorado. Também destacou a dedicação das monitoras, professoras e de todos os funcionários.
Claudio Roberto da Silva (MDB) parabenizou os colegas que visitaram as escolas, mas salientou preocupação quanto a algum tipo de pressão ou ameaça. Segundo ele, esse tipo de atitude não é condizente com o regime democrático. “Cada vez que a comunidade sente seu direito ameaçado procuram o Legislativo. Isso a gente tem que reconhecer, que a comunidade reconhece nesta casa seus direitos”, acrescenta.
Valdecir Cardoso (PP) propôs que todos os dados levantados sejam tabulados. Diego Pretto (PP) elogiou a estrutura da escola Lago Azul e sugeriu reuniões com CPMs, funcionários e direções em separado.
Os vereadores prosseguem no levantamento de dados para depois se reunirem com o Executivo a fim de buscar uma solução.
Aumento
O Legislativo aprovou por unanimidade o reajuste anual aos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas e também dos servidores ativos da câmara. A revisão geral é de 0,2% sobre os vencimentos, além do aumento real de 2,80%, totalizando 3%.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br