Embora a promessa do prefeito reeleito Jonas Calvi (PSDB) de anunciar os nomes que vão compor o alto escalão do novo governo somente depois do Natal, os bastidores andam movimentados dentro e fora da Prefeitura de Encantado.
O que se sabe de fato é que o futuro vice-prefeito, Baixinho Orsolin (MDB), está resistente em assumir a pasta da Agricultura e Obras, que deverá ser unificada. Na Geral de Governo, Clarissa Pretto Scatola já demonstrou vontade de “diminuir o ritmo” e deixar a função. Nesse caso, o nome do atual chefe de gabinete, José Caetano Turatti Ost, é visto como uma das possibilidades para a vaga.
Em entrevista ao Jornal Zero Hora do final de semana, Calvi revelou que pretende ter uma secretaria focada no turismo a partir do próximo ano, diferente da atual, que está ao lado do Desenvolvimento. E, de novo, o nome do empresário Rafael Fontana é especulado para liderar o setor no ano em que Cristo Protetor, maior atrativo da região, será inaugurado.
No mais, a tendência é que Karoline Crippa na Saúde, Klaus Schnack na Gestão Financeira, Jaqueline Taborda na Assistência Social e Habitação e Stefanie Casagrande na Educação permaneçam em suas funções. Embora há quem aposte que Stefanie possa mudar de sala.
Enfim, a política é dinâmica. O que hoje é, amanhã pode não ser. E assim seguimos…
Dossiê sobre rodovias
As associações que representam o setor produtivo de Arvorezinha, Ilópolis, Putinga, Encantado e Anta Gorda organizam um dossiê sobre a condição precária de quatro rodovias da região alta: ERS 332 (Encantado-Soledade), ERS 132 (Arvorezinha-Itapuca), ERS 435 (Ilópolis-Putinga) e ERS 432 (Anta Gorda-Doutor Ricardo). O documento será encaminhado para a secretaria estadual de Logística e Transportes, DAER e CIC Vale do Taquari, com a ideia de chamar a atenção para o descaso das autoridades com as nossas estradas.
E a mobilização das ACIs convoca a população a contribuir com o envio de fotos dos trechos prejudicados, identificadas com data, hora e localização (KM ou ponto de referência). O contato de whatsapp para encaminhar as imagens é 51.99909.5820. Valeria incluir no dossiê trechos da ERS 425 (Encantado-Nova Bréscia), que também se encontram esburacados.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2024/12/129-fe-e1734006925138.jpeg)
Foto: Brayan Bicca
Eu pergunto!
Será que o Papai Noel vai aceitar cartinha escrita pelo Chat GPT?
O Trem dos Vales e as incertezas
Prefeitos e lideranças da região alta reuniram-se com o secretário de Apoio à Reconstrução, Maneco Hassen, em Porto Alegre, nesta semana. Na pauta, a reconstrução da ferrovia, no trecho entre Muçum e Guaporé, a fim de retomar os passeios do Trem dos Vales. O investimento projetado supera os R$ 100 milhões. Pela avaliação do coordenador do projeto, Rafael Fontana, o processo precisa avançar, e o governo federal é peça-chave nesse contexto.
“Preocupa que a recuperação da ferrovia, que é patrimônio da União, não iniciou ainda, e existe uma indefinição quanto à forma, recursos e projeto de recuperação. Acionamos a Secretaria de Apoio à Reconstrução, pois essa demanda também faz parte desse escopo. Fizemos várias ações e estamos prontos para contribuir, mas precisamos que o Governo defina qual o caminho devemos seguir. O secretário Maneco assumiu o compromisso de marcar uma reunião conjunta com Ministério dos Transportes, DNIT e ANTT, que são diretamente responsáveis pela malha ferroviária, para avançarmos”, me escreveu Fontana.
E imaginar que se o trem estivesse em operação, mais de 50 mil turistas já teriam movimentado a economia do Vale.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2024/12/trem-di-e1734006985312.jpeg)
Foto: divulgação
ACI-E e CDL mais próximas
A fusão da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em uma única entidade volta à pauta entre lideranças encantadenses. O assunto não é novo. Desde quando começou a construção da sede própria da ACI-E em 2010 já se falava nisso. Lembro também o esforço do saudoso Marcos Tonin e da empresária Renata Galiotto em convencer os lojistas mais resistentes
sobre os benefícios da união.
Agora, as conversas entre os dirigentes avançam. E a organização conjunta do Natal Mais Encantado sinaliza para o entendimento. Outro aspecto favorável é que o empresário Diogo Spessatto, vice-presidente da CDL, passou a integrar o conselho da associação e, para o próximo ano, foi conduzido à função de vice-presidente da ACI-E, na dobradinha com a advogada Raquel Cadore, que segue à frente entidade por mais
um ano.
E a 129?
Enquanto aguardam a assinatura da licitação para a pavimentação asfáltica entre Roca Sales e Colinas, prometida pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, para ocorrer até o final deste ano, moradores da Linha Fazenda Lohmann comemoram cada movimento de máquinas no trabalho de manutenção da estrada. Foi assim nesta semana.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2024/12/129-fe-dri-1200x750.jpeg)
Foto: divulgação
Bastidores
- Em Roca Sales, o futuro prefeito Jones Wunsch (PP), o Mazinho, promete imitar o colega de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e fazer um pente-fino nos cadastros do Bolsa-Família. Na Cidade da Amizade, são 1,2 mil beneficiados com o programa do governo federal.
- Ainda em Roca Sales, o nome do advogado Felipe Giaretta é um dos cotados para assumir como assessor jurídico do município. E o vereador reeleito de Encantado, Marino Deves (PP), está confirmado para ser secretário de Saúde. Marino é experiente na função, com passagens pelas pastas de Encantado e, recentemente, Nova Bréscia. Ele é irmão de Marcos Deves, o Leco, ex-prefeito de Roca.
- Após ser adiada devido à previsão de chuva, a inauguração da ponte entre Dois Lajeados e Cotiporã está confirmada para sábado, 14, às 10h30min.
- O vice-prefeito eleito de Encantado, Baixinho Orsolin, levou mais um susto esses dias. Ao desviar de um caminhão, capotou o carro. Por sorte, nada grave. Ele está bem.