Complexo comercial vai transformar o Florestal

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Complexo comercial vai transformar o Florestal

O antigo estádio do Clube Esportivo Lajeadense foi oficialmente fechado em 2011. A partir da histórica venda do imóvel para um grupo de investidores, surgiram diversas especulações sobre o destino daquela nobre área localizada no alto do bairro Florestal. Em julho de 2023, mais de uma década após a venda, o primeiro empreendimento foi confirmado pelo Grupo Passarela. Trata-se de um atacarejo com a bandeira da empresa catarinense, cujas obras iniciaram em setembro de 2024, com a conclusão prevista para 2025.

Além disso, o grupo de proprietários da área confirmou nesta semana que o espaço também vai contar com um prédio comercial de frente para a Av. dos Quinze, além de um open mall localizado praticamente no meio do extinto gramado, como demonstram as imagens divulgadas com exclusividade pelo Grupo A Hora. A proposta inicial dos investidores é construir o prédio com 14 andares. Já o open mall deve contar com pelo menos 40 espaços para lojas de diferentes tamanhos (de 130 a 400 m²), com espaços comerciais e gastronômicos.

Paralelo a isso, o governo de Lajeado encaminhou nesta semana à câmara de vereadores o projeto de lei para autorizar uma permuta de imóveis com a iniciativa privada e, desta forma, custear a construção do novo ginásio de esportes do Florestal. Um dos imóveis envolvidos é o atual ginásio de esportes do bairro, localizado na Av. dos Quinze, e que será demolido para dar espaço aos novos empreendimentos comerciais. Já a nova estrutura destinada ao lazer dos moradores será construída na área das capelas mortuárias municipais, na Av. Benjamin Constant, ao lado da rodoviária.

Além disso, a administração municipal vai seguir atuando para viabilizar novos acessos ao Florestal junto à BR-386 (nas proximidades da Mesacon) e ao bairro Montanha, por meio de passagem inferior na ERS-130. São movimentos que, por si só, já refletem na procura e na valorização de imóveis e terrenos naquela região. Ou seja, aquela fatia do bairro Florestal vai passar por uma verdadeira revolução nos próximos anos. E toda a cidade ganha com isso!

Futuro da E-Log

Prefeita eleita em Estrela, Carine Schwingel (UB) não vai extinguir a Empresa Pública de Logística Estrela (Elog), criada no governo de Elmar Schneider (MDB) para gerenciar o porto, o aeródromo e parte das ferrovias no território estrelense. Ela pretende otimizar os gastos e designar um profissional experiente no setor empresarial e logístico da região para assumir o lugar da atual presidente da Elog, Elaine Strehl, que vai deixar a função após a troca de governos.

Mais dois secretários (as) em Lajeado

Gláucia Schumacher (PP) ainda vai anunciar outros dois secretários (as). O primeiro anúncio deve ocorrer antes do dia 1º de janeiro. Trata-se do futuro (ou futura) responsável pela Secretaria de Administração, já que a atual titular, Elis Hoss, não permanecerá à frente da pasta. Já o segundo anúncio vai ocorrer após a criação de uma secretaria voltada à zeladoria do município.

Silas assume Saúde em Estrela

Filho do Pastor, ex-vereador e ex-secretário municipal José Alves, o vereador eleito Silas Alves é o nome escolhido pela prefeita eleita Carine Schwingel (União Brasil) para assumir um dos postos mais importantes da administração municipal: a Secretaria de Saúde. A confirmação partiu da própria futura gestora, durante entrevista concedida ontem no programa Frente e Verso.

Fornari cotado no Vale

Vereador em fim de mandato (ele optou por não concorrer à reeleição) e engenheiro aposentado na administração municipal de Lajeado, Isidoro Fornari (PP) não foi lembrado para cargos estratégicos do alto escalão do futuro governo lajeadense. E hoje ele estuda propostas e convites de prefeitos (as) de outras cidades para eventualmente assumir um novo cargo público em 2025.

TIRO CURTO

  • O governo de Estrela projeta para esta semana a conclusão da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, entre os bairros Boa União e São José. Já as cabeceiras deve ser finalizadas na próxima semana. Lembrando que a data de inauguração está prevista para 15 de dezembro.
  • Não são poucos os cargos comissionados angustiados com a falta de definições por parte dos novos prefeitos e prefeitas do Vale do Taquari.
  • Ao menos dois prefeitos anunciaram a primeira-dama como futura Secretária de Saúde. No caso, o futuro prefeito de Santa Clara do Sul, Márcio Haas (PP), e o prefeito reeleito de Marques de Souza, Fábio Mertz (PP).
  • O incêndio da antiga estrutura da Polícia Civil, em Lajeado, coloca fim a um triste capítulo da segurança pública gaúcha. Afinal, já fazem décadas que a corporação deveria ter sido respeitada e retirada daquele espaço que não possuía condições de receber órgãos de tamanha importância como a Delegacia Regional e a Delegacia da Mulher. Com o incêndio, não há risco de um novo retorno!

Acompanhe
nossas
redes sociais