O Vale (enfim) tem uma sirene, e quem pagou foi a CIC de Florianópolis

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O Vale (enfim) tem uma sirene, e quem pagou foi a CIC de Florianópolis

Não é a salvação da lavoura, eu sei. Afinal, a proteção de comunidades tão vulneráveis aos riscos do Rio Taquari não depende de um só dispositivo. Mas a presença de sirenes de alerta para evacuação em áreas de risco é pra lá de comum em cidades instaladas mundo afora – e até mesmo no Rio Grande do Sul – em pontos de inundação e/ou deslizamentos de terra. E ajuda muito, acreditem.

Já no Vale do Taquari, uma rica e pujante região gaúcha costumeiramente atingida e impactada pelas enchentes, a primeira sirene foi instalada nesta semana no município de Roca Sales, um dos mais destruídos pelas catástrofes climáticas de setembro de 2023 e maio de 2024. E o importante dispositivo custou só R$ 10 mil e foi custeado – vejam só – pela Câmara de Indústria e Comércio de Florianópolis. Ou seja, a primeira sirene de alerta para evacuação no Vale do Taquari foi paga pelos catarinenses. Curioso, não?

Novos anúncios em Arroio do Meio

O futuro prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert (MDB), e a próxima prefeita de Estrela, Carine Schwingel (UB), anunciaram novos secretários nesta semana. O primeiro confirmou a ex-assessora de comunicação Maica Gebing como a nova Secretária de Administração. Já a primeira gestora na história de Estrela anunciou Ciane Hauschild à frente da Secretaria de Ação Social em 2025.

Engster em Canoas

Um dos principais agentes do governo de Celso Forneck em Teutônia, o Secretário de Indústria e Comércio (Sic) Guilherme Engster deverá atuar na administração municipal de Canoas no próximo ano. O agente público e presidente do PDT de Estrela também avaliou outras oportunidades no Estado, mas tudo indica a opção pela Região Metropolitana.

O cargo ainda não foi confirmado. Engster também já atuou nos Executivos de Estrela e Lajeado. Quem também avalia novos ares fora do Vale é a ex-secretária da Sedis de Estrela, Andressa Träesel.

 

Scheffer auxilia o governo

Na sessão plenária da câmara de Lajeado, o vereador de oposição Marcos Scheffer (MDB) não acompanhou os demais opositores e ajudou a base governista a manter em 10% a chamada “livre movimentação” de recursos públicos do Gabinete. A medida vale para o próximo ano e a intenção da oposição era reduzir para 6%. Scheffer repetiu um movimento do pai dele, o ex-vereador Antônio Scheffer, que certa vez também auxiliou desta mesma forma o governo do PP.

Câmara reforça pedido por um Batalhão dos Bombeiros

A câmara de vereadores de Lajeado, por meio da atual Mesa Diretora, encaminhou requerimento ordinário à presidência do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) para solicitar apoio na busca por um Batalhão do Corpo de Bombeiros na região. A proposta já encaminhada ao governo estadual indica o novo quartel da corporação em Lajeado como o local adequado para receber a nova distinção. Com um Batalhão próprio, o Vale do Taquari terá mais acesso a recursos, servidores, veículos e equipamentos. Hoje a nossa região é vinculada ao Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.

Protesto ganha corpo na ERS-130

Uma grande mobilização de moradores das regiões alta e baixa do Vale do Taquari promete agitar as cabeceiras – ou futuras cabeceiras – da prometida e atrasada nova ponte da ERS-130. O protesto organizado por representantes da sociedade civil organizada de Lajeado e Arroio do Meio, especialmente, ocorre neste próximo sábado, às 15h. A reclamação, claro, é a demora na conclusão da nova travessia de concreto sobre o Rio Forqueta e, acima de tudo, as promessas vazias – e não cumpridas – de alguns representantes do governo estadual ao longo dos últimos meses. É um protesto pacífico e necessário. Afinal, e como eu mesmo escrevi na edição de ontem, a impressão é que o nosso Vale está abandonado por parte dos governantes. Portanto, é bafo na nuca deles!

TIRO CURTO

  • A sede do DAER no Vale do Taquari já está oficialmente funcionando na área da antiga sede social, às margens da ERS-130, no acesso ao bairro Montanha. Com isso, nada mais impede que o governo de Lajeado tome posse da nobre e valiosa área do Daer na Av. Benjamin Constant.
  • A nova Reitoria da Univates segue empenhada na aproximação com os municípios. Nesta semana, por exemplo, a Reitora Evânia Schneider e a Vice-Reitora Cíntia Agostini receberam os prefeitos eleitos de Santa Clara do Sul, Márcio Hass (PP), e de Roca Sales, Jones Wunsch (PP).
  • A câmara de vereadores de Estrela ainda não retornou às sessões presenciais. O prédio foi atingido pelas recentes enchentes.
  • A cidade de Taquari, pelo jeito, está com poucos problemas a serem debatidos. Afinal, tem vereadores gastando energia com a recolocação (ou não) do busto de Costa e Silva na praça central.
  • Diretora de Meio Ambiente de Estrela no governo de Elmar Schneider (MDB), Tanara Schmidt recebeu convites para atuar na Serra Gaúcha. Mas optou por permanecer no Vale do Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais