Não é a salvação da lavoura, eu sei. Afinal, a proteção de comunidades tão vulneráveis aos riscos do Rio Taquari não depende de um só dispositivo. Mas a presença de sirenes de alerta para evacuação em áreas de risco é pra lá de comum em cidades instaladas mundo afora – e até mesmo no Rio Grande do Sul – em pontos de inundação e/ou deslizamentos de terra. E ajuda muito, acreditem.
Já no Vale do Taquari, uma rica e pujante região gaúcha costumeiramente atingida e impactada pelas enchentes, a primeira sirene foi instalada nesta semana no município de Roca Sales, um dos mais destruídos pelas catástrofes climáticas de setembro de 2023 e maio de 2024. E o importante dispositivo custou só R$ 10 mil e foi custeado – vejam só – pela Câmara de Indústria e Comércio de Florianópolis. Ou seja, a primeira sirene de alerta para evacuação no Vale do Taquari foi paga pelos catarinenses. Curioso, não?
Novos anúncios em Arroio do Meio
O futuro prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert (MDB), e a próxima prefeita de Estrela, Carine Schwingel (UB), anunciaram novos secretários nesta semana. O primeiro confirmou a ex-assessora de comunicação Maica Gebing como a nova Secretária de Administração. Já a primeira gestora na história de Estrela anunciou Ciane Hauschild à frente da Secretaria de Ação Social em 2025.
Engster em Canoas
Um dos principais agentes do governo de Celso Forneck em Teutônia, o Secretário de Indústria e Comércio (Sic) Guilherme Engster deverá atuar na administração municipal de Canoas no próximo ano. O agente público e presidente do PDT de Estrela também avaliou outras oportunidades no Estado, mas tudo indica a opção pela Região Metropolitana.
O cargo ainda não foi confirmado. Engster também já atuou nos Executivos de Estrela e Lajeado. Quem também avalia novos ares fora do Vale é a ex-secretária da Sedis de Estrela, Andressa Träesel.
Scheffer auxilia o governo
Na sessão plenária da câmara de Lajeado, o vereador de oposição Marcos Scheffer (MDB) não acompanhou os demais opositores e ajudou a base governista a manter em 10% a chamada “livre movimentação” de recursos públicos do Gabinete. A medida vale para o próximo ano e a intenção da oposição era reduzir para 6%. Scheffer repetiu um movimento do pai dele, o ex-vereador Antônio Scheffer, que certa vez também auxiliou desta mesma forma o governo do PP.
Câmara reforça pedido por um Batalhão dos Bombeiros
A câmara de vereadores de Lajeado, por meio da atual Mesa Diretora, encaminhou requerimento ordinário à presidência do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) para solicitar apoio na busca por um Batalhão do Corpo de Bombeiros na região. A proposta já encaminhada ao governo estadual indica o novo quartel da corporação em Lajeado como o local adequado para receber a nova distinção. Com um Batalhão próprio, o Vale do Taquari terá mais acesso a recursos, servidores, veículos e equipamentos. Hoje a nossa região é vinculada ao Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.
Protesto ganha corpo na ERS-130
Uma grande mobilização de moradores das regiões alta e baixa do Vale do Taquari promete agitar as cabeceiras – ou futuras cabeceiras – da prometida e atrasada nova ponte da ERS-130. O protesto organizado por representantes da sociedade civil organizada de Lajeado e Arroio do Meio, especialmente, ocorre neste próximo sábado, às 15h. A reclamação, claro, é a demora na conclusão da nova travessia de concreto sobre o Rio Forqueta e, acima de tudo, as promessas vazias – e não cumpridas – de alguns representantes do governo estadual ao longo dos últimos meses. É um protesto pacífico e necessário. Afinal, e como eu mesmo escrevi na edição de ontem, a impressão é que o nosso Vale está abandonado por parte dos governantes. Portanto, é bafo na nuca deles!
TIRO CURTO
- A sede do DAER no Vale do Taquari já está oficialmente funcionando na área da antiga sede social, às margens da ERS-130, no acesso ao bairro Montanha. Com isso, nada mais impede que o governo de Lajeado tome posse da nobre e valiosa área do Daer na Av. Benjamin Constant.
- A nova Reitoria da Univates segue empenhada na aproximação com os municípios. Nesta semana, por exemplo, a Reitora Evânia Schneider e a Vice-Reitora Cíntia Agostini receberam os prefeitos eleitos de Santa Clara do Sul, Márcio Hass (PP), e de Roca Sales, Jones Wunsch (PP).
- A câmara de vereadores de Estrela ainda não retornou às sessões presenciais. O prédio foi atingido pelas recentes enchentes.
- A cidade de Taquari, pelo jeito, está com poucos problemas a serem debatidos. Afinal, tem vereadores gastando energia com a recolocação (ou não) do busto de Costa e Silva na praça central.
- Diretora de Meio Ambiente de Estrela no governo de Elmar Schneider (MDB), Tanara Schmidt recebeu convites para atuar na Serra Gaúcha. Mas optou por permanecer no Vale do Taquari.