Duplicação recomeça na próxima segunda, afirma CCR ViaSul

infraestrutura

Duplicação recomeça na próxima segunda, afirma CCR ViaSul

Obras de Marques de Souza até Estrela estão paradas faz mais de um mês. Concessionária mantém sigilo sobre contratada para finalizar o trecho. No fim de semana, consultoria de São Paulo visitou a região para analisar condições da rodovia

Por

Duplicação recomeça na próxima segunda, afirma CCR ViaSul
Área urbana de Lajeado apresenta dificuldades para os motoristas devido às obras paradas. Situação do acesso entre os bairros, como no Conventos, gera muitas críticas dos condutores. (Foto: FIlipe Faleiro)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com mais de 90% das intervenções concluídas, a retomada da duplicação da BR-386 no Vale do Taquari começa em uma semana. É o que afirma a CCR ViaSul, responsável pela concessão da rodovia.

Após o encerramento do contrato com a Eurovias, terceirizada nas obras de infraestrutura, todos os trabalhos foram suspensos no trecho de Marques de Souza até Estrela. Apenas sinalização e ajustes pontuais foram mantidos.

Neste fim de semana, veículos de uma empresa de São Paulo, especializada em diagnóstico sobre grandes obras, vistoriou pontos da área urbana de Lajeado. De acordo com a CCR ViaSul, esses serviços de monitoramento são contínuos de forma a manter os parâmetros exigidos pelo contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Conforme a concessionária, as tratativas com a terceirizada que assume a obra na próxima segunda-feira, 15 de abril, estão avançadas e o acordo será apresentado quando o contrato for assinado.

Em cima disso, a empresa reconhece que houve problemas na execução das intervenções. A CCR Viasul venceu o leilão para gerir as BRs 386, 101, 290 e 448 em novembro de 2018. O contrato faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), e a empresa terá que investir mais de R$ 7,8 bilhões em 30 anos de concessão.

Sem resposta

Em 13 de março, durante reunião da Comissão Tripartite, na sede da CCR ViaSul em Porto Alegre, representantes dos municípios da Região Metropolitana, Vale do Taquari e Norte protocolaram 18 projetos de revisão ou acréscimo de obras no plano original de duplicação da BR-386.

Neste conjunto, estão intervenções pedidas por Marques de Souza, Lajeado e Estrela. Neste último, a construção de uma passagem em nível no acesso secundário ao bairro Pinheiros e Imigrantes.

De acordo com o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, essa interligação precisa estar entre as obras prioritárias, pois desafoga todo o fluxo interno, quanto de desvios para condutores de outras localidades que precisam chegar na Rota do Sol.

As demais sugestões visam ajustes em Marques de Souza e para elevar o nível da rua Bento Rosa, em Lajeado.

Reunião em maio

Um novo encontro com a CCR ViaSul e ANTT está agendado para 8 de maio em Estrela. O motivo é debater sobre os ajustes pedidos pelos municípios do Vale do Taquari. Como não houve respostas com relação a viabilidade ou não das demandas, líderes regionais acreditam que este momento será propício para detalhamento do cronograma da obra e análise das reivindicações locais.

Outra cobrança é pela nomeação de um gerente nomeado para atuar na interlocução entre a região e a CCR ViaSul. Esse nome será responsável por aproximar a comunicação entre líderes do Vale do Taquari e a concessionária, como forma de dar conta dos encaminhamentos.

Conforme a ANTT, a duplicação deveria ter sido entregue em fevereiro do ano passado.

Acompanhe
nossas
redes sociais