Ex-combatente completa 103 anos e recebe homenagem

LAJEADO

Ex-combatente completa 103 anos e recebe homenagem

Com a presença da banda do exército, o pracinha José Maria Vedoy da Silva comemorou seu aniversário na tarde desta quinta-feira, 28. Também foi homenageado devido aos seus feitos na 2ª Guerra Mundial

Por

Ex-combatente completa 103 anos e recebe homenagem
Foto: Bianca Mallmann
Lajeado

O ex-militar José Maria Vedoy da Silva completa 103 anos de idade nesta quinta-feira, 28. Natural de Boqueirão do Leão, o “Seu Dedé”, como é conhecido, hoje mora em Lajeado, no bairro Jardim do Cedro. Ele integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

Seu Dedé é o último veterano no Vale do Taquari. Ele tinha nove irmãos, sendo quatro vivos. Ele tem 9 filhos, 19 netos e 9 bisnetos.

Para celebrar o aniversário, uma homenagem com a presença de comandantes do exército. Estiveram presentes soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) de Santa Cruz do Sul e banda.

A comemoração do aniversário com a presença do exército brasileiro virou uma “tradição” para o pracinha. Em 2022, por exemplo, ele foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Museu Militar Brasileiro. O agraciamento à Silva se justifica, conforme o Museu Militar Brasileiro, devido aos seus feitos realizados na 2ª Guerra Mundial.

Na década de 40, ele e outros jovens à época, embarcaram no conflito. Silva fez parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), uma força militar aeroterrestre constituída na sua totalidade por 25,8 mil homens e mulheres.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais