“O propósito foi de descomplicar a rotina de beleza das pessoas ”

O MEU NEGÓCIO

“O propósito foi de descomplicar a rotina de beleza das pessoas ”

À frente da marca de cosméticos Ustē, a empresária Josi Richter conta, em entrevista ao programa O Meu Negócio, sobre a criação da empresa e os passos para iniciar um novo negócio

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“O propósito foi de descomplicar a rotina de beleza das pessoas ”
Leonardo Taufer, Juca Richter e Josi Richter detalharam estratégias de negócio durante programa “O Meu Negócio”, apresentado por Rogério Wink Foto: Deivid Tirp
Lajeado

Com produtos multifuncionais e veganos, a marca de cosméticos Ustē, criada pela empresária Josi Richter, se consolida no mercado e se transforma em um case de inovação no Vale do Taquari.

Para falar sobre a empresa, que é um dos investimentos do Richter Gruppe, Josi esteve no programa O Meu Negócio, da rádio A Hora 102.9, ao lado do CEO do grupo, Juca Richter, e do consultor estratégico e parceiro de negócios da marca, Leonardo Taufer.

De acordo com a empresária, os produtos da Ustê atendem a demanda do autocuidado feminino com praticidade. Com 90% da equipe composta por mulheres, a empresa opera com vendas, em especial, de maquiagens, para todo o Brasil por meio de e-commerce, ao mesmo tempo em que aposta em parcerias com lojistas para distribuição no Rio Grande do Sul. A empresa também aposta na sustentabilidade em seus processos produtivos e colabora com projetos sociais desenvolvidos no Vale do Taquari.

Josi, que já atuava na Richter Gruppe, agora sai dos bastidores para ser o rosto da nova marca da empresa. Ela diz que se coloca em uma posição de aprendizagem e acredita que este seja o melhor caminho para empreender. “Essa posição de aprendiz faz com que a gente consiga conquistar coisas extraordinárias”.

Padrões de alta performance – Napoleon Hill e Joel Jota

O sucesso pode ser compreendido como uma série de hábitos – ações deliberadas ao longo do tempo que, devido à repetição, tornam-se automáticos. Uma vez que esses hábitos de sucesso são incorporados à rotina, eles atuam dentro dela porque desenvolveram um padrão alojado no subconsciente. O princípio pelo qual uma ideia germina e cresce em sua mente até se tornar um hábito foi chamado por Napoleon Hill de Força Cósmica do Hábito. Essa força é definitiva e tem sido utilizada e demonstrada pelos maiores indivíduos do mundo. A edição apresenta ainda comentários de Joel Jota, influenciador digital e empresário brasileiro, expert em produtividade e vida equilibrada.

ENTREVISTA

JOSI RICHTER – empresária
JUCA RICHTER • CEO do Richter Gruppe
LEONARDO TAUFER • consultor estratégico e parceiro de negócios da marca Ustē

“Acredito que menos é mais”

Wink – Desse acumulado de experiências, o que te cativa no mundo do empreendedorismo?

Josi Richter – O que me cativa é aguentar o tranco. Isso é um valor forte. As pessoas que estão comigo
tem que saber aguentar o momento em que a dificuldade vem, e estar contigo nessa hora. E isso a gente consegue quando estamos tranquilos quanto aos nossos valores, nossas práticas, então passa o tempo, algumas empresas são recicladas, faz parte, mas outras perduram.

Wink – Quais são as vantagens de trabalhar nesse ambiente familiar?

Juca Richter – A Josi, quando veio para a Richter, já assumiu um papel importante e trouxe novos movimentos para o nosso negócio. Ela veio com uma bagagem de uma indústria onde trabalhava antes, interagiu muito na construção do nosso propósito, teve uma participação imprescindível, mesmo não aparecendo. O nosso negócio, a Richter Gruppe nasceu também com o propósito de ter mais negócios junto, e um braço do negócio é o empreendedorismo. A Richter deu um suporte inicial, participa e deixa andar. A Josi construiu um grupo, uma gestão de profissionais competente para desenvolver o projeto. O papel da Richter é dar suporte mas deixar fluir o negócio.

Wink – Como você vê a gestão?

Leonardo Taufer – A Ustē é uma marca de grande potencial, ela tem desenvolvido o seu caminho, a sua trilha, explorando esse potencial, tentando buscar maneiras de fazer com que o negócio seja sustentável. O meu grande papel é o de pavimentar um veículo que está extremamente potente talvez para altíssimos voos e fazer com que a gente possa alçar esses voos com sustentabilidade e dar segurança pro processo.

Wink – O que é necessário para trabalhar contigo, Josi?
Josi Richter – Tem que ter uma dose de energia. Sou muito intensa. Tudo pra mim é para ontem, muito rápido. Mas, ao mesmo tempo, a gente tem que saber para onde ir. Esse pensamento rápido e saber que não viemos ao mundo para brincadeira.

Wink – Como surgiu a ideia de criar a empresa e a marca?

Josi Richter – Eu tenho muito ptoblema de pele, dermatite muito forte. Ia para a dermatologista e mandava
produzir os meus próprios cosméticos. Eu conversava com as pessoas sobre isso, e um dia pensei, se eu faço pra mim, posso fazer para os outros. Minha dermatologista falou para começarmos com uma maquiagem, porque toda mulher tem um gloss na bolsa, ou uma máscara de cílios. O propósito era descomplicar a rotina de beleza das pessoas, gerando uma qualidade de vida e bem-estar.

Wink – Como se chega ao cliente final?

Josi Richter – Sempre acredito que algo não está sendo visto. Quando tu é muito expert no negócio, ali mora o perigo, porque tu acha que sabe tudo. Eu fui pelas beiradas, pelos problemas que eu tinha, como o problema de pele que não encontrava produtos dermatologicamente testado, hipoalergênicos, poucas marcas. Hoje existem muitos vídeos no Youtube, muitas possibilidades no mercado e muito do que tu compra tu não usa. Acredito que menos é mais. Começou com quatro produtos e foi um sucesso. Começamos com o corretivo, a máscara de cílios, o gloss e a paleta multifuncional. Acredito muito na regra 80/20, porque 80% da nossa cartela é o básico que funciona, aquilo que o consumidor precisa e ele vai usar até a última gotinha do que tem lá dentro e os outros 20% são lançamentos que podem sair.

Wink – Como nasce um produto?
Josi Richter – O produto foi o último que nasceu, tudo foi concebido antes, as necessidades e desejos, inclusive o público, porque se a gente se apaixona pelo produto na hora, tu perde tempo, porque tu te apaixona e não quer soltar. O produto, se tu erra, ou tu tira ele de linha ou corrige rápido, porque o mercado não dá chance.

Wink – Vocês usam tecnologias, inteligência artificial?
Josi Richter – Acredito que é importante, precisamos saber em que momento ela é necessária e se vai fazer sentido. Fazemos uso de algumas ferramentas, mas nada substitui o humano. No marketing utilizamos, na parte da indústria tem muita tecnologia, com nanotecnologia dentro do produto.

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