“O intercâmbio te permite viajar para lugares que tu jamais pensou que iria conhecer”

ABRE ASPAS

“O intercâmbio te permite viajar para lugares que tu jamais pensou que iria conhecer”

Natural de Encantado, a designer Ana Júlia Giovanella Gonzatti, 23, realiza intercâmbio pela Univates para Portugal. Morando na cidade de Caldas da Rainha, diz sentir-se em casa pela similaridade com sua terra natal. Viajar e conhecer outros países tem sido um dos afazeres no período

Por

“O intercâmbio te permite viajar para lugares que tu jamais pensou que iria conhecer”
Foto: Arquivo Pessoal
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Sempre foi um plano fazer um intercâmbio?

Fazer intercâmbio nunca foi um plano, muito menos um sonho. Desde que comecei a trabalhar com a Veronica, minha antiga chefe, ela me “enchia o saco” dizendo que um dia eu teria que fazer um intercâmbio, pois era uma experiência única, nunca levei ela muito a sério, porque naquela época as circunstâncias não ajudavam o fato de largar tudo e ir. A ideia de verdade surgiu em 2023, em um stories da Laura (minha colega), nele ela compartilhava que estava indo para o intercâmbio e que a Univates teria vários auxílios para isso. Quando eu vi isso, me despertou uma vontade absurda de ir, por vários motivos, até que faltando um dia para as inscrições da Univates se encerrarem, eu corri contra o tempo e me inscrevi. Naquele ano, passei para o intercâmbio, porém sem o auxilio que a Univates oferecia, diante disso, decidi esperar mais um ano e cá estou, no meu segundo mês de intercâmbio em Portugal.

Como foi o processo até ter a certeza de que iria rolar?

Foi um processo complicado, estar cinco meses longe de casa afetaria muita coisa, principalmente no trabalho. Como hoje trabalho por conta própria, o fato de eu poder trabalhar de qualquer lugar do mundo teve um enorme peso na minha decisão de vir. Mas desde o momento que eu passei no intercâmbio, até a data da minha vinda, houve muita organização, muita reunião e muita conversa com a minha sócia para que as coisas se sustentassem na nossa empresa enquanto eu estivesse longe. Tive muitas conversas com a minha família também, mas desde o início eles me apoiaram e incentivaram!

A ideia sempre foi ir para Portugal?

Portugal sempre foi o principal destino devido a faculdade que tem aqui. Hoje estudo no Politécnico de Leiria, mas no campus em Caldas da Rainha, na Escola Superior de Artes e Design, que é voltado a minha área e que agrega mais para o meu curso.

Quais as primeiras impressões ao chegar?

Acho que nas primeiras semanas o que mais eu estranhei foi a comunicação, apesar de aqui falarem também o português, há muitas variações da língua. Mas desde logo cedo, me senti em casa, Caldas da Rainha é uma cidade pequena bem no estilo de Encantado, tranquila e familiar. O vento aqui é uma das grandes diferenças, por ser uma cidade próxima as praias, há muito vento e é frio. A segurança foi uma grande diferença positiva também, podemos andar pelas ruas em qualquer horário do dia tranquilamente, não há maldade nas pessoas.

O que mais lhe chamou atenção na área acadêmica?

A parte dos estudos é bem parecida com a da Univates, mas diferente de lá, minhas aulas por aqui estão sendo no turno diurno, isso é uma novidade para mim e que eu tenho me adaptado rapidamente. É interessante que aqui a faculdade dispõe de disciplinas livres, em que alunos de qualquer curso podem estudar, e isso se torna interessante, pois posso estudar algo que não tenha influência direta sobre a minha área, mas que seja de meu interesse.

Acompanhe
nossas
redes sociais