Ônibus que sofreu acidente no Chile transportava 25 passageiros do Vale

Tragédia

Ônibus que sofreu acidente no Chile transportava 25 passageiros do Vale

Coletivo estava a 20 minutos do destino. Veículo capotou e deixou pelo menos 40 feridos e duas vítimas

Por

Ônibus que sofreu acidente no Chile transportava 25 passageiros do Vale
Acidente aconteceu na quinta-feira, 25, no quilômetro 27 da rota internacional 27CH. (Foto: divulgação)
Mundo

Duas pessoas morreram e 40 ficaram feridas em um acidente de ônibus, na região do Atacama, no Chile. O fato aconteceu na quinta-feira, 25, no quilômetro 27 da rota internacional 27CH, rodovia que liga Paso de Jama, na fronteira com a Argentina, e San Pedro de Atacama. Dos viajantes que estavam no veículo, pelos menos 25 eram moradores da região do Vale do Taquari.

O passeio com destino ao deserto do Atacama teve início na terça-feira, 23, com previsão de chegada na manhã de sexta-feira, 26. Restando 20 minutos para chegar ao destino, o ônibus de turismo sofreu o acidente, ainda por circunstâncias desconhecidas. A viagem era realizada pela empresa Vip Turismo, de Lajeado, em ônibus fretado pela DH Transportes, de Santa Maria

Foto: Elenice Preto era moradora de David Canabarro

Segundo o proprietário da DH Transportes, Diego Souto, uma pessoa morreu no local e foi identificada como Elenice Terezinha Mezzomo Preto, moradora de David Canabarro. “Estamos prestando todo suporte e apoio aos passageiros e familiares. Ainda que as informações sejam desencontradas pela dificuldade de contato, temos guia e equipe de apoio no Chile. Os feridos que foram liberados estão no hotel de San Pedro de Atacama ou em Calama”, destaca.

O governo local divulgou que outra vítima teria morrido durante atendimento médico. Ainda não há detalhes sobre a identidade dela. “Os carros que esperavam a chega do ônibus no Atacama auxiliaram no socorro dos feridos”, relata Souto.

Além do Atacama, o grupo de turistas visitou também a cidade de Jujuy, na Argentina. Diante das circunstâncias, a empresa ainda não tem informação de quando os turistas serão liberados para retornar ao Vale. Até o fechamento da edição, ao menos 15 vítimas tiveram alta hospitalar e foram encaminhadas ao hotel.

“Apenas agradecer as nossas vidas”

Moradora de Estrela, Caren Polo estava no coletivo no momento do acidente. Relata estar bem. “Muitos se feriram, mas eu estou bem. São pessoas de várias partes do estado”, comenta. Informações iniciais dão conta que o grupo saiu de Porto Alegre na segunda-feira e ficariam uma semana em viagem no Chile.

Outra integrante, Carmen Maria Pretto, relatou durante o programa “O Vale em Pauta” que o acidente aconteceu a 30km do hotel. No momento do ocorrido, ela e a amiga voltavam do banheiro. “Estávamos sentando. Eu consegui fechar o cinto, mas minha colega não teve tempo. Tenho várias escoriações e hematomas grandes. Também levei alguns pontos no braço, mas nada grave. Estou bem, mas muito abalada”.

A viajante conta que o ônibus capotou apenas uma vez. “Ele deitou e voltou para o lugar de novo”. Mesmo assim, muitos integrantes do grupo se machucaram. Os feridos foram encaminhados para hospitais locais, cerca de 100km San Pedro de Atacama e estão em atendimento”.

“Podemos tranquilizar as famílias de quem está por aqui. Fiquem tranquilos, fiquem bem. Nós estamos bem atendidos, temos tudo que precisamos aqui no hotel e eles dão todo o suporte necessário. A gente não tem muito o que dizer, apenas agradecer as nossas vidas”, relata emocionada.

Rota é bem sinalizada

Populares relataram que o trajeto onde ocorreu o acidente é bem demarcado e a rodovia encontra-se em bom estado para circulação. Devido a neblina e a inclinação da região, é recomendado fazer a viagem durante o dia.

O Ministério Público do Chile instruiu a investigação do local do ocorrido pela Seção de Investigações de Acidentes de Trânsito (SIAT) e pela Seção de Investigações Policiais (SIP) dos Carabineros.

Acompanhe
nossas
redes sociais