Morre o médico e idealizador da Fundef, Wilson Dewes

COMUNIDADE EM LUTO

Morre o médico e idealizador da Fundef, Wilson Dewes

Especialista em cirurgia craniofacial transformou a vida de milhares de pessoas. Além da fundação, também foi um dos criadores da Unimed VTRP

Por

Atualizado terça-feira,
26 de Março de 2024 às 15:52

Morre o médico e idealizador da Fundef, Wilson Dewes
Lajeado

A comunidade regional e a medicina perdem um dos mais renomados profissionais. Morreu na noite dessa segunda-feira, 25, o médico Wilson Dewes, aos 85 anos.

O corpo de Dewes é velado desde às 8h na Loja Maçônica Acácia Negra, em Lajeado. Após, será sepultado no cemitério católico de Lajeado, às 16h.

Na atividade médica desde 1963, Dewes percorreu um circuito em cidades do Vale antes de chegar a Lajeado. Seu conhecimento diversificado, inclusive em anestesia, foi determinante para ser convidado a trabalhar no município.

Rapidamente se envolveu com questões da comunidade, o que o colocou como protagonista em diversas iniciativas. Tanto é que foi um dos nomes que colaborou para a criação da Unimed VTRP na década de 1970, e foi coordenador da 16ª Delegacia Regional de Saúde.

Natural de Travesseiro, aos três anos foi com a família para Encantado. Ele era o mais velho entre os sete irmãos. Antes de entrar para a medicina, Dewes trabalhava em um banco desde os 14 anos. Aos 17, em uma conversa com um psicólogo, percebeu uma inclinação para a área da saúde, e decidiu arriscar. Depois de um ano de curso preparatório, entrou na faculdade.

Em meio aos estudos, passou por um procedimento estético, uma plástica no nariz. Interessado pela áreas, se especializou em cirurgias plásticas e otorrinolaringologia. Já formado, começou a operar narizes e crianças que nasciam com deformidades lábio palatinas.

Devolver sorrisos ao rosto de crianças foi o que motivou o médico Wilson Dewes a criar um serviço especializado em atendimento de deformidades crânio-faciais em Lajeado. Na época, voluntários e empresários também se engajaram na causa e colaboraram para o sucesso da Fundef.

A trajetória de Dewes foi exemplo dentro e fora do estado, e outros municípios tentaram criar um serviço semelhante, mas não tiveram êxito. O médico diz que em Lajeado, a Fundef foi um milagre. A boa localização do município e a receptividade por parte da comunidade colaboraram e, hoje, já são 11,7 mil atendimentos de pacientes com fissuras lábio palatinas e deficiências auditivas.

Em 2022, ele foi reconhecido como “Personalidade – Espírito Comunitário” em premiação do Grupo A Hora, a Top 100. Para chegar na distinção, foram ouvidos 400 formadores de opinião, selecionados a partir de 1,2 mil indicadores. Mais de 600 pessoas acompanharam a solenidade.

Confira nota da Fundef

NOTA DA FUNDEF
A Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais (FundeF) lamenta profundamente o falecimento do Dr. Wilson Dewes, pessoa da mais alta estima em nossa comunidade, médico internacionalmente renomado e um dos principais idealizadores da nossa entidade.

Sua jornada como profissional da saúde começou em 1963 e desde 1968 estabeleceu sua base em Lajeado, onde se tornou o oitavo médico da cidade. Rapidamente se tornou uma referência na comunidade, colaborou para a criação da Unimed, na década de 1970, e foi coordenador da 16ª Delegacia Regional de Saúde.

Durante essa jornada, começou o trabalho pelo qual seria conhecido até hoje: o tratamento de crianças com fissuras labiopalatais. Sua dedicação o transformou em uma referência internacional na área a partir da criação de novas técnicas, como a SPAR (Reposicionamento e Ajuste do Septo Piramidal).

Suas realizações foram determinantes para a criação e desenvolvimento da FundeF. Sua jornada contribuiu diretamente para a melhoria na qualidade de vida de incontáveis crianças e suas famílias.

Em uma de suas últimas entrevistas, Dewes compartilhou uma lição através de uma recordação. “Lembro de um professor que sempre dizia: ‘temos que ter sonhos impossíveis’. Afinal, os possíveis sempre estão ao alcance”, afirmou. No fim, uma perspectiva que inspira e nos move ao objetivo de restaurar sorrisos.

Desejamos força a todos os amigos e familiares. Ressaltamos ainda que a personalidade e as realizações do Dr. Wilson Dewes estarão para sempre em nossas memórias. E quem nunca é esquecido, sempre continuará conosco.

Acompanhe
nossas
redes sociais