Com votação adiada, criação da guarda municipal fica para 2024

CÂMARA DE LAJEADO

Com votação adiada, criação da guarda municipal fica para 2024

Ricardo Ewald (PT) pediu mais tempo para análise da proposta que tramita na casa desde julho. Apenas três vereadores rejeitaram solicitação

Por

Atualizado terça-feira,
19 de Dezembro de 2023 às 23:04

Com votação adiada, criação da guarda municipal fica para 2024
Votação foi frustrada por "pedido de vistas" nesta terça-feira (Foto: Henrique Pedersini)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Na última sessão ordinária da Câmara de Lajeado com possibilidade de votação dos projetos, não avançou a proposta para criar a guarda armada municipal. Ricardo Ewald (PT) pediu um prazo maior para analisar a matéria, o que foi aprovado por 11 a 3 votos, nesta terça-feira, 19. 

Se posicionaram contrários ao adiamento da análise: Heitor Hoppe, Isidoro Fornari e Mozart Lopes (PP). Com isso, o prefeito Marcelo Caumo terá que solicitar o desarquivamento em 2024. Há ainda a chance de um pedido para o texto ser apreciado em sessão extraordinária, mas nos bastidores a hipótese é considerada improvável pelo líder de governo, Mozart Lopes (PP). “Todos viram o quanto eu tentei aprovar esse projeto. Lajeado tem mais de 100 mil habitantes. Quem sabe no próximo ano conseguimos evoluir”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Debate auxilia vereadores de Lajeado na tomada de decisão sobre projeto

O autor do chamado “pedido de vistas” é suplente da bancada do PT e ingressou na casa nesta sessão, devido ao afastamento de Sérgio Kniphoff (PT), que apresentou atestado médico.


Agentes de trânsito acompanharam a sessão (Foto: Henrique Pedersini)

O Executivo sugere transformar os 33 agentes de trânsito em guardas municipais e promover concurso público para preencher outras 15 vagas. O texto encaminhado pelo Executivo tem 13 emendas ativas e proporcionou reuniões e debates ao longo do segundo semestre.

LEIA TAMBÉM: R$ 1,5 milhão anual à Guarda Municipal

Acompanhe
nossas
redes sociais