O temporal que iniciou na noite da última sexta-feira, 17, na região do Vale do Taquari, deixou consequências. Na cidade de Sério, cerca de dez residências foram danificadas pelo granizo, enquanto o prédio da Secretaria de Educação sofreu inundações, além de prejuízos nas estradas.
Em entrevista ao programa O Vale Em Pauta, da rádio A Hora, na manhã desta segunda-feira, 20, o prefeito do município, Moisés de Freitas, contou que as obras de recuperação das estradas, já 80% concluídas, foram parcialmente revertidas pelas chuvas. Destacou também o deslizamento de terra, ocorrido na noite de sexta-feira, cerca de 30m a 50m acima da gruta, na ERS-421 no sentido Lajeado-Sério, que temporariamente interditou a via. No entanto, com auxílio da secretaria de obras, na mesma noite a situação foi normalizada.
Já na manhã desta segunda-feira, um novo deslizamento, com maior volume de pedras e terra, foi registrado novamente e impossibilitou a remoção imediata e a liberação da via. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) já esteve no local para avaliação, e agora aguarda a chegada do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para auxiliar na remoção do entulho. A via permanece interditada, e o acesso à cidade deve ser feito por Canudos do Vale.
Em relação à educação, o gestor municipal disse que as aulas na cidade ocorrem normalmente.
Assista a entrevista na íntegra