Quem se importa com o marco temporal?

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Quem se importa com o marco temporal?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A defesa do direito à terra aos povos originários até agora está restrita aos indígenas. Na sociedade, poucos entendem do que se trata o marco temporal, essa tese jurídica que coloca em xeque todos os processos para delimitações de áreas das tribos de todo o país. Do Oiapoque ao Chuí.

O Supremo Tribunal Federal retomou nesta semana o julgamento. O placar está 2 x 1 contra a determinação que só pode ser reconhecida área de posse dos povos originários aquelas com comprovação de vivência durante a constituição de 1988.

Para se ter uma ideia, todas as reservas indígenas hoje, tanto legalizadas quanto em processo de regulação, equivalem a 13,9% do território nacional. Mente quem diz que a exclusão do marco temporal representaria um aumento de 40% nas áreas de reserva.

Na verdade, não se aumentaria em nada. Apenas garantiria a continuidade dos processos em andamento. O assunto parece complexo, talvez por isso haja um distanciamento da população.

Tanto que movimentos sociais alertam para o Dia da Amazônia. Em 5 de setembro, grupos convocam a população para uma manifestação em defesa dos índios.

Impacto também no Vale

A etnia Kaingang em Lajeado (no bairro Jardim do Cedro) e em Estrela (Linha Glória), está presente na região. Com o marco temporal, nenhuma das duas aldeia teria confirmação de propriedade de terra. Nem ali na beira da ERS-130 e nem na BR-386. Por mais que os estudos arqueológicos comprovem o contrário.
Estimativa do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) aponta que das 1.393 reservas existentes no país, 871 seguem com pendências de regularização.

Escola e universidade aprofundam parceria

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e a Univates inovaram com o Ensino Médio no campus de Lajeado. Cerca de 250 alunos do 1º ao 3º ano aproveitam a estrutura da instituição de Ensino Superior. Convivem com acadêmicos, participam de pesquisas no Tecnovates e fazem disciplinas eletivas na Central de Formação Técnica.

Agora, há novas possibilidades. O próximo passo está em aprofundar o conhecimento por meio da troca de experiências para criação de dois cursos de pós-graduação. A novidade foi antecipada pelo diretor, Edson Wiethölter, na rádio A Hora 102.9, nessa terça-feira, durante o Programa Pense.

O projeto ainda está no início, mas ao que tudo indica, será uma oportunidade para qualificar a formação do quadro docente do Colégio Gustavo Adolfo para os próximos anos letivos.

Drops High Tech

Rascunho do anúncio original do Apple-1, feito por Steve Jobs foi leiloado pelo equivalente a R$ 862 mil. O documento escrito a mão traz a ficha técnica do que seria o primeiro computador pessoal da Apple, lançado em 1976. A “máquina” feita na garagem dos pais de Jobs, primeira sede da empresa, era apresentada como um grande negócio. Na época, vendida por 75 dólares.

Clientes da 123 Milhas têm poucas chances de recuperar dinheiro colocado na plataforma. Nesta semana os vouchers e quem teve as passagens canceladas foram bloqueados. Empresa também entrou em processo de falência. As facilidades de organizar viagens por meio da internet sofrem um baque de credibilidade.

Que tal falar 30 idiomas? Tecnologia de Inteligência Artificial em testes pela empresa EvenLabs pode simular a voz do usuário e acabar com as barreiras linguísticas. Imagine só. Você grava seu áudio, e o robô imita entonação, timbre, estilo em pelo menos 30 idiomas. Nunca mais terá dificuldade em pedir informações quando estiver na China, por exemplo.

Acompanhe
nossas
redes sociais