Um país chamado ansiedade

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Um país chamado ansiedade

Por

Estudos comportamentais mostram que o Brasil está entre as nações mais estressadas e ansiosas do mundo. Muito disso é fruto da instabilidade econômica, das transformações sociais e dos medos de cada um. Aspectos macro, em algumas ocasiões pouco ou nada o indivíduo pode fazer.

Porém, existe áreas possíveis de administrar essa sensação incômoda e danosa. Talvez a mais eficiente seja administrar o tempo e controle de produtividade. Uma rotina equilibrada ajuda tanto a saúde mental, quanto os anseios pessoais e profissionais. Fácil dizer, complicado executar. Leituras e orientação profissional são caminhos para melhorar. Como um jornalista por natureza ansioso e acelerado, pesquiso, leio e reflito bastante sobre esse assunto. Tanto que compartilho três técnicas que podem ajudar. Vamos lá:

Previsibilidade

Tente adotar rotinas a partir de uma preparação prévia. Pense sobre o dia, sobre tudo que precisa fazer na semana. Identifique tarefas urgentes e essenciais antes. Isso ajuda a se concentrar no que é mais necessário para o que precisa de mais atenção;

Delegar, dizer não e negociar

No ambiente corporativo é fundamental pessoas proativas, que assumam responsabilidades e sejam comprometidas. Mas isso não pode ser pretexto para sacrificar a própria saúde. Entender os próprios limites, pedir ajuda, dividir tarefas quando necessário, ser claro sobre planos impossíveis de atender e ter capacidade de negociar entregas e metas reduzem o sentimento de esgotamento mental;

Saber relaxar e também se concentrar

A mente nos aplica peças. Estímulos externos, como o uso abusivo de redes sociais, drenam o tempo e a energia. O excesso de informações, de respostas imediadas pelas mensagens, tudo afeta a capacidade de entrega. Como nossa concentração nunca é 100%, estipule um tempo imerso em determinada atividade e não abra mão de cumpri-lo. Em seguida, aquela pausa de alguns minutos ajuda a arejar as ideias.

Programação do Estrelas do Conhecimento

Lançada no ano passado, a feira de ciências “Estrelas do Conhecimento” preencheu uma lacuna nos eventos culturais e educacionais da região. Inclusive inspira outras redes de ensino e municípios para iniciativas neste segmento.

Para este ano, a programação no Porto de Estrela começa dia 28 e vai até 31. Mais uma vez, o “Estrelas” confirma a participação de especialistas, escolas e universidades. As atrações foram confirmadas ontem.

Confira:

  • Univates leva Planetário, Museu de Ciências, demonstrações de robótica e o Baja Game;
    A parte tecnológica do Sesi apresenta impressoras e canetas 3D, e momentos de interação dos visitantes com robôs feitos por cubos de montar;
  • O IFSul (Instituto Federal Sul-Riograndense) mostra uma seleção de projetos científicos e tecnológicos;
    Sebrae leva o mascote Dino, a distribuição de Dinocards para professores, álbuns de figurinhas para os alunos, um tapete de jogo interativo que explora o comportamento empreendedor e HUB de professores para cadastro e acesso;
  • Museu da PUC apresenta 20 experimentos interativos, incluindo o Giroscópio humano, aviação e exploração espacial, jogos de quebra-cabeça e outros;
    Senai mostra o funcionamento de um simulador 3D, que permite viagens virtuais pelo mundo, uma câmera termográfica, um braço robótico e outras atividades.

DROPS HIGH TECH

O ChatGPT não é sustentável. Veja só, a ferramenta de Inteligência Artificial mais usada no mundo pode levar a criadora OpenIA a falência no ano que vem. Relatório da Analytics India Magazine aponta que para manter o sistema, são necessários cerca de R$ 3,4 milhões (cerca de 700 mil dólares) ao dia.

As tentativas de monetizar a plataforma ainda não se aproximam deste montante. Eu estava tão animado. Mas Marc Zuckerberg cancelou a luta contra Elon Musk. Não será dessa vez que veremos bilionários trocando safanões. O CEO da Meta justificou a decisão por considerar que o adversário não estava levando a sério o desafio.

Quer falar com Jesus? Claro que sim. Mas será que alguém consegue? Então, aplicativo de IA promete ao usuário “embarcar em uma jornada espiritual.” É possível conversar com apóstolos, com Maria e José. Procure Text With Jesus e faça a experiência.

Acompanhe
nossas
redes sociais